terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Toyota Corolla

Hoje um pouco da história da Toyota Motor Corporation (TMC), texto retirado do próprio site da empresa - http://www.toyota.pt/about_03/toyotas_history/index.aspx.
 
A Toyota está entre as dez maiores empresas da listagem da Fortune Global 500, e posiciona-se entre as mais importantes corporações mundiais globais. A Toyota é, neste momento, o terceiro maior fabricante de automóveis mundial, com vendas anuais superiores a seis milhões de veículos² nos cinco continentes. A Toyota tem todo o orgulho em ser um dos fabricantes de veículos mais admirados de sempre³ , uma proeza que a empresa acredita resultar da sua imensa dedicação em satisfazer o cliente. Tal como muitas empresas que deixaram a sua marca bem vincada na história da Humanidade, a Toyota tem-se definido por um conjunto único de valores e de princípios que têm as suas raízes nos seus anos de formação no Japão.
 
 
 
A história da Toyota começa em finais do século 19, no momento em que Sakichi Toyoda inventou a primeira máquina de fiar eléctrica no Japão, que acabou por revolucionar a indústria têxtil do país. Em Janeiro de 1918, Sakichi fundou a Toyoda Spinning and Weaving Company e, com a ajuda do seu filho, Kiichiro Toyoda, realizou o sonho de uma vida ao fabricar uma máquina de fiar automática, em 1924. Dois anos mais tarde, era criada a Toyoda Automatic Loom Works.

 
Tal como o seu pai, Kiichiro tinha um espírito inovador e durante as suas visitas à Europa e aos Estados Unidos nos anos 20 ficou profundamente interessado na indústria automóvel que aí ia dando os primeiros passos. Rentabilizando ao máximo as £100,000 que Sakichi Toyoda recebeu pela venda dos direitos da patente da sua máquina de fiar automática, Kiichiro estabeleceu as fundações da Toyota Motor Corporation (TMC), a qual foi criada em 1937. De máquinas de fiar a automóveis, a história da Toyota tem sido uma sucessão constante de situações em que as fronteiras da manufactura foram alargadas.

Um dos grandes sucessos de venda da Toyota é o Corolla, modelo atualmente feito no Brasil, carro lançado em 1966, o Honda Civic foi lançado em 1967, portanto são combatentes desde o lançamento de ambos.

Corolla 1967 - lançamento

Corolla Coupe 1974



  
Corolla 1987    



Corolla 1994, primeiro importado oficialmente para o Brasil


Os Corollas mais feios do mundo em todos os tempos, de 1997

A penultima versão de 2003


E agora o Corolla cara de bagre destentado, de 2008
Particularmente acho praticamente impossível fabricarem um carro mais exagerado e feio que o Corolla, acho de um design, se é que ele tem isso, muito de mal gosto, ainda mais se comparados aos Civics dos mesmos anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário