quarta-feira, 9 de março de 2011

História da Citroen

A Citroen foi fundada em 1919 por André Citroën e começou como uma fábrica de armamentos para a I Guerra Mundial, com o final da mesma a Citroen lançous a na produção de automóveis.

Em 1933 foi lançado o Rosalie, sendo esse o primeiro automóvel de série a incorporar um motor a gasóleo.



Em 34 a Citroën lançou o modelo Traction Avant, inovador para a época, sendo o primeiro automóvel a ser produzido em série com monobloco, suspensão frontal independente e tração dianteira. O Traction Avant foi responsável por uma revolução na industria do automóvel, mas isso não impediu a Citroën de ir à ruína, sendo comprada pela Michelin em 1934. Para sorte da Michelin o Traction Avant foi bem aceito pelo mercado e graças a essa aceitação a Michelin conseguiu recuperar a empresa.



Em 1948 a Citroën lança o 2CV o seu modelo mais famoso. O 2CV foi lançado com o objetivo de ser uma alternativa ao cavalo nas zonas rurais, assim como hoje em dia o Tato Nano tenta substituir as motocicletas na Índia, o 2CV mantenve-se em produção até 1990 praticamente sem alterações.



Em 55 a Citroen lança o DS, o primeiro carro com suspensão hidropneumática, regulável em altura, e o primeira a trazer de série discos de freios. O DS, em 1968, trazia faróis direccionais e transmissão semiautomática.



Em 1968 a Citroën vendeu 49% das suas ações à Fiar e adquiriu no mesmo ano a Maserati, começando a incorporar a sua tecnologia em praticamente todos modelos da Maserati.

Em 1973 devido à crise do petróleo e a um erro estratégico de não possuir nenhum voltado para a classe média, a Citroën entra em uma nova crise. Nesse ano a FIAT devolve sua parte à Citroën, e um após isso a Citroen vai a falencia. Temendo demissões em massa o governo da Fraça faz a Peugeot negociar e a mesma adquiriu 90% da Citroën, dando origem ao grupo PSA Peugeot Citroën. A Maserati foi vendida à DeTomaso.

3 comentários:

  1. to pensando seriamente em importar de portugal um 2cv.....mas ainda tenho que ver as maravilhosas taxas brasileiras pra ver se vale a pena

    ResponderExcluir
  2. Ai um dos exemplos das traseiras super esquisitas da citroen.

    ResponderExcluir