sexta-feira, 4 de março de 2011

A história da Fiat

A FIAT (Fabbrica Italiana Automobili Torino) é uma fábrica de automóveis italiana, fundada em 1899 por Giovanni Agnelli, e já em 1903 produz o automóvel, em 1908 se lança ao mercado norte americano e tornava-se popular na europa.



Em 1910 a FIAT passa a ser a maior marca de automóveis da Itália, se mantendo no topo até os dias atuais.

A 1ª Guerra Mundial, em 1917, obriga que a FIAT passe a produzir armamentos e veículos de combate para os aliados, interrompendo a fabricação de autmóveis.

O sucesso da Fiat no pós guerra é tamanho que nos anos 20 ela já controlava 80% do mercado italiano.

Novamente uma guerra mundial atrapalha a Fiat, a II WW obriga a FIAT a produzir armamento para o exército italiano e mais tarde para o exército alemão. Nessa altura a FIAT produziu desde aviões a metralhadoras.

Em 1945, Giovanni Agnelli morre em 1945 e a sua família é afastada do controle da FIAT, devido às ligações com o governo de Mussolini. O controle da FIAT só voltaria para a famíliaa em 1966 quando Gianni Agnelli, neto de Giovanni, passaria a ser o presidente da FIAT.

Em 1969 a FIAT adquire parte das marcas italianas: Ferrari e Lancia. Lembam-se da negociação de Enzo com a Ford? Pois é, ele ficou tão fulo da vida com os americanos que decidiu formar parceria com a FIAT.

Em 1986 a FIAT adquire a Alfa Romeo ao governo italiano.

Em 1993 a FIAT adquire a Maserati e mais tarde em 1997 vende 50% da Maserati à Ferrari.

As vendas da FIAT todavia vinham decaindo e em 1998 ela detinha apenas 41% do mercado italiano. Para melhorar no mercado, em 2000 a FIAT faz um acordo com a General Motors, em que a GM adquiriu parte da FIAT. Mas este acordo só durou até 2005 altura em que a GM desistiu da compra.

A última tacada da FIAT foi unir-se a Dodge para alcançar o tão sonhado mercado norte americano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário