segunda-feira, 25 de abril de 2011

A história da Matchbox


Em 19 de junho de 1947, dois amigos de escola, Leslie e Rodney Smith (nenhum parentesco) se associaram e fundaram a Lesney Products, fabricante da famosa linha de miniaturas Matchbox. Mal sabiam eles que o nome Matchbox iria se tornar o termo genérico para designar qualquer miniatura de carro ou caminhão, de qualquer marca ou escala.


O nome Lesney é a soma dos nomes dos fundadores, Leslie e Rodney, que se uniram depois a John W. Odell ("Jack"), que trabalhava na Diecast and Machine Toolsem Londres. A idéia de utilizar uma caixa semelhante à de fósforos não era novidade, pois no começo do século brinquedos alemães já vinham embalados assim.

Em 1953, Lesney Products patenteou a marca "Matchbox" sob a qual distribuiria seus produtos, através da Moko Company (Moses Kohnstam's Company - daí "Moko"), uma empresa especializada na comercialização de pequenos fabicantes de brinquedos. Data deste ano a primeira série 1-75, após o sucesso da miniatura da Carruagem da Coroação da Rainha Elizabeth. Em 1959 Lesney encerrou o acordo com a Moko, adquirindo a outra metade das ações da marca Matchbox para buscar oportunidades no mercado asiático. O sucessor de Moses Kohnstam, Richard, criou então a Riko, semelhante em escala aos Matchbox.


Em 1964 formou-se a subsidiária americana, Lesney Products U.S.A., e em 1970 seu nome mudou para Lesney Products Corporation como resultado da expansão para o Canadá e Austrália. Em dificuldades financeiras, a empresa faliu em 1982 e nasceu a "Matchbox Toys", que no mesmo ano foi vendida à to Universal International, uma holding de Hong Kong. Tornou-se Matchbox International, Ltd., subsidiária de Tyco Toys, Inc.

Os carrinhos e caminhões foram lançados em várias séries além da 1-75 original: King Size, Major Pack, e Models of Yesteryear. Em 1969, adotando a roda de baixa fricção com barra de torção usada nos Hot Wheels da Mattel, a série 1-75 mudou seu nome para "Superfast". O mesmo ocorreu com a série King Size, que mudou para "Super Kings". Com o tempo, outros produtos vieram, como Convoy, SuperKings e Sky Busters.


A série 1-75 começou com rodas de ferro montadas em eixos rebitados, depois rodas em plástico rígido cinza, prata ou preto. Variações incluem rodas em aro de metal ou plástico amarelo, vermelho ou mesmo verde com pneu também em plástico. Na série Superfast, rodas montadas em finas barras de torção possuíam calota cromada com detalhe em preto.

Os modelos Matchbox não obedecem a uma escala padrão. Carros e caminhões eram produzidos num tamanho que coubesse dentro da caixa, essa sim padronizada. Os mais antigos eram de escala menor e foram aumentando com o tempo.


Texto tirado de: http://garagemdebrinquedos.blogspot.com/2009/11/na-caixa-de-fosforos-historia.html

Me lembro da minha felicidade, a cada nota "A" na escola eu ganhava um matchbox, a cada aniversário eram 10 e no natal mais 10... tinha uma gaveta de uns 60cm por 20cm por 30 cm lotada de matchbox, minha mãe deu tudo embora em uma de nossas mudanças... "orra meu, que perca"...

9 comentários:

  1. os comerciais antigos era melhores que os de hj....mensagem simples e direta....otimo post paulo

    ResponderExcluir
  2. Estes sim eram brinquedos para brincar e destruir... Foi daí que você ficou viciado e dependente...

    ResponderExcluir
  3. Lembro que, quando garoto, meu irmão deixou um carrinho, eu acho que era um Mustang vermelho na garagem e quando meu avô tirou o carro, atropelou ele tanto com a roda dianteira quanto com a roda traseira.
    Depois do xilique, lógico, o carrinho só teve o motor (que ficava para fora do capô) um pouco amassado, porém andava normalmente.
    Depois de muitos anos, antes de me mudar e ter minhas filhas, deixei uma caixa cheia deles, muitos ainda nas suas caixas originais, com minhas irmãs, que na época eram pequenas...
    Hoje estou tentando juntar alguns para minhas filhas.

    ResponderExcluir
  4. P.S. Na época, meu pai ia muito para Manaus e quando voltava, era aquela festa. Trazia um monte deles...

    ResponderExcluir
  5. Imagina então a sensação que faria para os teus netos, TallWang!!!

    ResponderExcluir
  6. É por iso que não me desfaço do meu Autorama, o SuperCurva do Nélson Piquet!

    Quando sobra uma grana, vou no ML e descolo alguns pedaços que estavam faltando.

    Falta apenas a Ferrari (que ficou com o meu irmão - afinal era o carro dele) e recarenar a minha Brabham (hoje Ligier) além de trocar os pneus, aumentar os estoques de carvão e contatos...

    Não monto muito, por enquanto por causa da briga já que só estou com um carrinho, além da bagunça de ter que abrir espaço na sala para a pista caber atravessada..., sabe como é comprei também uns pedaços de pistaa a mais...

    Um abração!

    ResponderExcluir
  7. TallWang disse...

    Não monto muito, por enquanto por causa da briga já que só estou com um carrinho, além da bagunça de ter que abrir espaço na sala para a pista caber atravessada..., sabe como é comprei também uns pedaços de pistaa a mais...


    APenas alguns pedaços a mais de pista???...... KKK tô imaginando a cara da sua esposa a hora que vc resolve reabrir as caixas....

    ResponderExcluir
  8. Na verdade eu não tenho nenhuma pista, talvez agora com a chegada do primeiro herdeiro menino ele comece a pedir estas coisas da Hotwheels, vai saber. Mas por incrível que pareça minha esposa me dá miniaturas 1/18 de presente em todas as datas comemorativas que temos, é o que eu gosto de ganhar, se me desse calça, perfume e etc ela sabe que eu ficaria chateado. Ontem a noite mesmo eu abri uma caixa aqui perto dela, e mostrei as preciosidades que chegaram... ela adorou, e garanto que vocês vão adorar ainda mais... postarei uma foto já já, sem nenhum detalhe rsrsrs

    ResponderExcluir
  9. muito legal o depoimento de vc's tenho 36 anos e tive bastante leney e siku-rei da zona franca de manaus...hoje em dia tenhos os johnny lightning e greenlight e compro alguns matchbox lesney no ML,essas pérolas de nossas infancias, abraço fábio catto

    ResponderExcluir