quarta-feira, 13 de abril de 2011

História da Oldsmobile



Em 1897 Ramson Eli Olds, que possuía uma certa experiência com motores a gasolina e que também já tinha construído um triciclo e um veículo de quatro rodas, resolveu que era hora de começar a produzir seus veículos em série. Após obter ajuda financeira de um comerciante local, Ramson estabeleceu aquela que seria a primeira fábrica de automóveis de Detroit a Olds Motor Vehicle Company. Em 1899 Olds vendeu a empresa, que passou a se chamar Olds Motor Works, permanecendo porém na sua direção.

Ramson Eli Olds

Em 1901 a Olds havia produzido 425 carros tornando-se por um breve período a maior produtora de automóveis dos Estados Unidos. Porém nesse mesmo ano, um acidente causado pelo descuido de um empregado causou um grande incêndio na fábrica destruindo todos os protótipos dos novos veículos que iriam ser produzidos, com a excessão de um que foi salvo antes que o fogo se alastrasse. Esse era um pequeno e ágil veículo cuja principal característica, o painel frontal curvado, veio a dar-lhe o nome pelo qual ficou conhecido na história da indústria automobilística," The Curved Dash". Foi justamente a partir desse protótipo que a Olds após a reconstrução de sua fábrica se reestruturou e passou a oferecer o veículo por 650 Dólares, tornando-se este um grande sucesso comercial pelos próximos cinco anos. Um detalhe interessante sobre os "Curved Dash", é que estes foram os primeiros veículos de baixo custo a serem produzidos em série no mundo. Para tanto Ramson estabeleceu uma linha de produção e tercerizou o fornecimento de componentes, vindo a ser o precursor de toda uma metodologia de produção em série que pouco mais tarde viria a ser aperfeiçoada e largamente empregada por Henry Ford. O nome "Oldsmobile" também surgiu por volta dessa época na medida em que as pessoas passaram a simplificar a maneira pela qual se referiam aos "Olds Automobiles", nome pelo qual os carros da Olds eram conhecidos originalmente. Porém mesmo com todo o sucesso do "Curved Dash" por volta de 1904 a empresa encontrava-se em grandes dificuldades financeiras levando Ramson a deixá-la para fundar a R.E.O. Motor Car Company.

Olds Curved Dash

Em 1908 William Crapo Durant incorporou a Oldsmobile ao rol de empresas que compunham a General Motors, dando um novo impulso a marca. Em 1910 o modelo "Limited" foi lançado no mercado incorporando diversas inovações, ficando também famoso quando um de seus carros venceu pela primeira vez um trem numa corrida. A General Motors utilizou por diversas vezes os modelos da Oldsmobile para lançar novidades no mercado, como em 1927 quando um Oldsmobile foi o primeiro carro no mundo a empregar metal cromado em seu acabamento externo ou ainda como em 1939 quando os modelos da Oldsmobile introduziram no mercado a transmissão "Hydra-Matic" da GM. Durante a WWII a Oldsmobile produziu diversos ítens militares especialmente canhões de grande calibre e munições. A produção de automóveis retornou no final de 1945 e durante os anos 50 os Oldsmobile eram considerados os carros mais velozes do mercado norte americano. Nos anos 60 os modelos "442" e "Cutlass" marcaram uma forte presença entre os "muscle cars" dessa época e nos anos 70 e 80 a Oldsmobile foi recordista na venda de automóveis nos EUA. Porém a partir dos anos 90 as vendas cairam vertiginosamente e a General Motors decidiu em 2004 não ser mais viável a existência de uma marca preenchendo o espaço existente entre os Pontiacs e Buicks, descontinuando aquela que era a marca mais antiga em atividade nos Estados Unidos.


Propaganda dos Oldsmobiles de 1940, dando destaque a presença da transmissão Hydra-Matic da GM


Cartaz enfatizando a produção de munição pela Oldsmobile durante a WWII



Embora hajam poucas fotos da WWII onde apareçam os Oldsmobiles como Staff Car, a marca era bastante popular na época e certamente muitos devem ter sido aproveitados nessa função. 

OLDSMOBILE 1938

As principais diferenças entre os modelos de 1938 para os do ano anterior são os faróis que agora ficavam diretamente apoiados sobre os para-lamas e a grade frontal que antes era reta nas laterais e agora formava pontas nas laterais e na base.


Oldsmobile 4 Door Sedan de 1938


Oldsmobile 2 Door Sedan de 1938


Oldsmobile L38 Convertible de 1938



OLDSMOBILE 1939

Em 1939 a grade frontal ganhou prolongamentos na parte de cima das laterais e retângulos sob os faróis, a frente da tampa do capô ficou mais arredondada e com uma aparência mais aerodinâmica.


Oldsmobile Sedan 1939 Staff Car da Luftwaffe


Oldsmobile Series 80 Club Coupe de 1939


Oldsmobile Convertible de 1939

OLDSMOBILE 1940

Nos modelos de 1940 a grade frontal ficou mais larga embaixo e estreita em cima, imitando um pouco o estilo dos Buicks e Chevrolets, passando a ser formada por barras horizontais emolduradas por duas barras cromadas verticais sob os faróis onde foram colocadas as lanternas.


Oldsmobile 4 Door Sedan de 1940


Oldsmobile Business Coupe de 1940


Oldsmobile Series 60 Convertible de 1940


Oldsmobile Series 60 Convertible de 1940


Oldsmobile Woody de 1940

OLDSMOBILE 1941

Nos Oldsmobiles de 1941 as características mais marcantes foram os faróis agora inteiramente incorporados aos para-lamas, a grade frontal mais baixa e as lanternas emolduradas por um motivo decorativo bem característico dos anos 30 e 40. Curiosamente nos Oldsmobiles percebe-se uma exuberância de cromados bem maior que nos outros modelos mais luxuosos da GM.


Oldsmobile 4 Door Sedan de 1941


Oldsmobile Sedanete de 1941


Oldsmobile Sedanete de 1941


Oldsmobile Coupe de 1941


Oldsmobile Phaeton Convertible de 1941



OLDSMOBILE 1942

Em 1942 os Oldsmobile sofreram uma grande reestilização dando ao carro um visual mais moderno e prenunciando o estilo que prevaleceria na linha GM pelo final da década de 40 e início da de 50. Agrade frontal ficou mais larga e o próprio carro ficou com uma aparência mais baixa, lembrando um pouco o Chevrolet de 1949.


Oldsmobile Model 98 Sedan de 1942


Oldsmobile Model 66 Club Coupe de 1942


Oldsmobile Club Coupe de 1942

6 comentários:

  1. O canhão Oldsmobile de 37mm foi desenvolvido nos anos 30 pela Oldsmobile, uma divisão da General Motors, como uma versão automática do canhão de 37mm destinada à função anti-aérea.
    Em 1941, o primeiro YP-38, Lockheed Lightning, o avião da propaganda, estava sendo testado, com um canhão Oldsmobile de 37mm, duas metralhadoras de .50, e duas Colt de 0,303 pol.; e o Bell P-39 Airacobra, construído ao redor de um canhão Oldsmobile.

    Infelizmente mais uma grande marca acaba descontinuida. Assim como a revolução de Olds e Ford provocou o fechamento de inúmeras fabricas de garagem no início do século XX.

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  2. Quase todos com banda branca. Até mesmo o Olds Curved Dash!

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  3. esse vi in loco no museum portugues

    [IMG]http://i28.photobucket.com/albums/c244/alucar02/P1010497Small.jpg[/IMG]

    aqui uma maneira de ficar bonito em fotos
    [IMG]http://i28.photobucket.com/albums/c244/alucar02/P1010509Small.jpg[/IMG]

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    1. Muito massa o Curved Dash! Já você... kkkkkkkkkkkkkkkkkk acabadão hahahahha

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  4. Lembro-me de carros americanos mais longos com 8 ou 9 lugares nas décadas de 1940/50 transitando em ruas do Brasil. Eram chamados de Limousine. Não consegui localizar nenhum exemplar. É possível saber a marca e ver a imagem de um deles?

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    1. Não seria década de 60/70 eram bem comuns as peruas de 9 lugares.

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