quinta-feira, 19 de maio de 2011

DMC - História


Alguns vão se perguntar, mas que catzo é essa DMC, mas ao verem a figura abaixo as dúvidas caem por água...

Vinte cinco anos depois de ser criado, o DeLorean DMC-12 ainda é famoso por conta do filme “De Volta para o Futu­ro”, onde o Dr. Emmett Brown (Chris­­topher Lloyd) e Marty Mc Fly (Michael J. Fox) viajavam no tempo em uma “máquina estranha”, parecida com um automóvel, mas que nada mais é que este carro lendário, uma peça importante na história dos fabricantes independentes de automóveis.

A história deste modelo começa quando um executivo da General Mo­­tors, John Z. DeLorean, desafiou a indústria automotiva quando decidiu fabricar seus próprios carros es­­portivos, os quais ele garantia que se­­riam “éticos”. O local escolhido pa­­ra esta aventura do mundo real foi a Irlanda do Norte, para ser mais específico a cidade de Dummurry. Foi criado então o DMC-12. Um carro fei­­to de aço inoxidável, polido e sem pin­­­­tura. O criador do conceito era nin­­­­guém menos do que o mítico Gior­­­­getto Giugiaro. O desenho era fe­­nomenal, e as portas no estilo “asa de gaivota” faziam o carro parecer realmente de outro tempo, ou de ou­­tro planeta. Talvez por esta razão Robert Zemeckis tenha o colocado no filme.



A mecânica corria a cargo de um motor central de origem franco-sueca. Um PRV (Peugeot, Renault, Vol­vo) de seis cilindros em V de quase três litros e injeção de combustível Bosch K-Jetronic, novidade na época, mas convencional. O DMC-12 não era um foguete, seu desempenho era mediano. O carro era até mui­­to caro para o que era oferecido.

A ironia deste automóvel, cujo criador chamou de “ético”, é que foram usados alguns meios muito pouco “éticos” para salvar a companhia da falência. Inclusive John Z. DeLorean foi acusado, julgado e preso por tráfico de drogas de mais de 25 milhões de dólares, e foi absolvido em 1984. O criador do DMC-12 morreu em 2005 e, além de desafiar os gigantes do mundo automotivos nos Estados Unidos, deixou criações consagradas como o Pontiac GTO.



Na curta vida da marca - 1981 e 1982 - foram produzidas 6.500 unidades. Mas hoje se pode comprar um DeLorean DMC-12 com zero quilômetro em uma produtora independente que comprou os direitos sobre a marca em 1997.

A marca DeLorean Motor Com­pany só pôde lançar um modelo em sua história, o DMC-2, que ficou co­­nhecido pela trilogia “De Volta pa­­ra o Futuro”. Este ano, em que se co­­memoram 25 anos do lançamento do filme, estão sendo lançadas versões comemorativas do filme e produtos comemorativos, como os tênis exclusivos da Nike.

2 comentários:

  1. isso e um sonho de consumo....fiquei esperançoso quando li sobre a empresa que comprou os direitos de fabricaçao ha um tempo atras

    ResponderExcluir
  2. Epa faltou falar quais miniaturas vc tem...

    No mercado a gente ve que tem desde o modelo "de rua" até os modelos usados no filme; tal como aquele em que o carro tem as rodas de madeira e outro que tem as rodas de um veiculo antigo; (não lembro qual era) mas as rodas eram vermelhas.... (quando o carro acaba no meio do nada e é atacado por indios)....

    ResponderExcluir