segunda-feira, 13 de junho de 2011

Fitti Fusca - pré bimotor

Mais uma descrição feita pelo Tutumi tirada do HWC.


Ele foi construído antes do Bimotor que já apresentei aqui. Segue uma apresentação: 

O Fusca nas Corridas brasileiras no final dos anos 60 

Com DKWs, Simcas, Alfas Jk e Gordinis já em plena decadência e o aumento da presença de fuscas nas corridas nacionais, pilotos e equipes independentes procuravam meio de tornar o fusca cada vez mais competitivo. 
Foi com isto em mente que os irmãos Fittipaldi apresentaram em meados de 68 a sua proposta para um VW de competição. Motor 1600 cc, dupla carburação Solex 40, eixo dianteiro com regulagem na torção, quatro marchas com relações especiais para cada circuito, rodas de magnésio, talas sete polegadas na traseira e 5,5 na dianteira. Portas, pára-lamas, capôs dianteiro e tampa do motor moldadas em fibra de vidro e substituição dos vidros laterais e traseiros por painéis de acrílico trazem o peso do carro a 575 quilos. 

Foi assim que o VW-Fittipaldi se destacou na Prova Santos Dumont (RJ) na condução de Luis Fernando terra Smith e Nathaniel Towsend (quinto lugar), Prova Levi Dias (sexto lugar, com Emerson Fittipaldi e Nathaniel Towsend), e o terceiro lugar nos Mil Km de Guanabara, com a dupla Marivaldo Fernandes/Nathaniel Towsend. 
Fechando a temporada, os irmãos vencem as famosas 12 Horas de Porto Alegre ao volante do Fusca, a maior vitória de um VW até então. 

Foto do modelo na época: 

 

e a reprodução atual: 




Comecei com esta figura aqui: 



Uma das características marcantes do carro era o fato de ter que correr com o motor aberto. Então comecei por ai: 



Construi a base do motor, novamente com plastico de cartões: 



Aqui já com a tampa na posição e o motor feito de pecinhas diversas: 



Detalhe do motor: 



Daqui em diante, não fotografei, mas teve a pintura, decalques e muita paciência na fabricação dos coletores de ar (feitos com corda de contra-baixo) e outros detalhes. O resultado: 











Espero que gostem! 

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