terça-feira, 14 de junho de 2011

História do Fitti Fusca, pré Bimotor

O Fusca Fittipaldi - texto devidamente surrupiado do Blog do Saloma.

Uma das grandes surpresas do ano foi a apresentação do Fittipaldi-Fusca.

Com DKWs, Simcas, Alfas Jk e Gordinis já em plena decadência e o aumento da presença de fuscas nas corridas nacionais, parecia que o besouro fosse a saída natural para pilotos e equipes independentes.


Foi com isto em mente e na esperança de estabelecer uma verdadeira speed shop que os irmãos Fittipaldi apresentaram em meados de 68 a sua proposta para um VW de competição. Motor 1600 cc, dupla carburação Solex 40, eixo dianteiro com regulagem na torção, quatro marchas com relações especiais para cada circuito...


...rodas de magnésio (acima), talas sete polegadas na traseira e 5,5 na dianteira. Portas, pára-lamas, capôs dianteiro e tampa do motor moldadas em fibra de vidro e substituição dos vidros laterais e traseiros por painéis de acrílico trazem o peso do carro a 575 quilos.


Fitti-Fusca, o precursor da Divisão 3...

Com esta receita o VW-Fittipaldi causa sensação na Prova Santos Dumont (RJ) na condução de Luis Fernando terra Smith e Nathaniel Towsend (quinto lugar), Prova Levi Dias (sexto lugar, com Emerson Fittipaldi e Nathaniel Towsend), e o terceiro lugar nos Mil Km de Guanabara, com a dupla Marivaldo Fernandes/Nathaniel Towsend.
Fechando a temporada, os irmãos vencem as famosas 12 Horas de Porto Alegre ao volante do Fusca, a maior vitória de um VW até então.

Outro fusca de relativo sucesso foi a proposta do carioca Fernando Lima, um fusca 1600 cc bem preparado, utilizando uma carroceria integral e rebaixada de fibra de vidro, o que lhe valeu o apelido de “Ovo de Codorna”. Apesar do ineditismo, o fusca teve poucos resultados práticos na pista.

E o Futuro?

Bom, eu queria uma réplica do ovo de codorna, será que o Tutumi topa?


Um comentário:

  1. Esta foi a época da Revolução de 64 com fechamento das fronteiras e principalmente restrições a importações via proibição ou taxação absurda. Creio que isto que mais influenciou o projeto para coisas que podiam ser conseguidas aqui. Mesmo na indústria automobilística perdurou até a época do Collor , em 1991, que abriu os mercados chamando nossos carros simplesmente de "carroças". Coisas que até hoje são comparados com os importados.
    .
    Ainda somos um país atrasado e pobre. Até mesmo na nossa área de hobby dá para vermos claramente isto. A dificuldade e a raridade dos materiais aqui. A China, que começou muito depois, conseguiu progressos fenomenais enquanto aqui ainda se discute se é dois livro, defendido pelo MEC, ou dois livros!

    ResponderExcluir