domingo, 4 de dezembro de 2011

Vergonha, governo quer despejar o Museu do Automóvel de Brasília


Isso mesmo, o prédio do Museu do Automóvel de Brasília esta sendo solicitado de volta pelo governo federal, ele quer usar o mesmo para fins muito mais nobres que o do museu, ele quer usar como arquivo morto, para isso MANDOU o museu cair fora até terça-feira...

"Um povo que não conhece seu passado não pode ter um futuro"


Sobre o Museu do Automóvel
Para quem gosta do assunto, a visita é indispensável. Para quem é apenas curioso, vale a pena. O acervo é pequeno, cerca de quarenta carros. O maior número é de veículos nacionais, com ênfase nas primeiras décadas da indústria brasileira. As marcas pioneiras, muitas delas já desaparecidas, estão lá: Willys, Simca, DKW, Alfa-Romeo.
Apesar do tamanho, a coleção do Museu do Automóvel guarda algumas peças extremamente raras. Entre elas, dois destaques: o FNM Onça, protótipo desenvolvido por Rino Malzoni e que não chegou a ser produzido em série e o Democrata, carro que poderia ter sido o embrião de uma indústria verdadeiramente nacional, ambos da década de 1960 (a história do Democrata é contada num livro do curador do museu, Roberto Nasser).
Outro exemplar de destaque no acervo é a limusine Itamaraty que serviu ao Ministério de Relações Exteriores, uma versão "esticada" do Aero-Willys, da qual foram feitos apenas 20 exemplares e há poucos remanescentes. Do lado esportivo, brilha um GT Malzoni amarelo, com mecânica DKW, que já participou de eventos no exterior.
Um setor menos visível aos visitantes, mas extremamente importante, é a biblioteca especializada, que inclui alguns milhares de livros, revistas e catálogos. O setor é aberto a pesquisadores e interessados em aprofundar seus conhecimentos no setor.
Durante o ano, o museu costuma realizar exposições temáticas, sobre marcas ou assuntos específicos. Também patrocina um evento anual, o Carro do Brasil, que além de uma exposição leva a Brasília conferencistas e personagens que fizeram a história do automóvel brasileiro.
O Museu do Automóvel de Brasília está aberto ao público de terça-feira ao domingo, das 11h00 às 18h00. A entrada é franca e há uma pequena loja onde são vendidas lembranças e publicações. Confira algumas das atrações expostas na galeria.
FUNDAÇÃO MEMÓRIA DOS TRANSPORTES - PRÓ-AUTOMÓVEL
SGON QUADRA 1 Numero 205
BRASÍLIA, DF
TELEFONE +55 61 3225.3000

Nenhum comentário:

Postar um comentário