sexta-feira, 6 de abril de 2012

Morreu dia 5/4/2012 Ferdinand A. Porsche, neto de Ferdinand Porsche e criador do 911

Ferdinand Alexander Porsche, criador do Porsche 911 e neto do fundador da célebre marca de veículos esportivos que leva o nome da família, morreu nesta quinta-feira em Salzburgo, aos 76 anos.
O executivo-chefe da Porsche AG, Matthias Müller, reconheceu os méritos de Ferdinand Alexander Porsche na companhia. "Lamentamos a morte de Ferdinand Alexander Porsche. Como criador do Porsche 911, ele fundou uma cultura do desenho em nossa empresa, que caracteriza nossos esportivos até hoje", disse.


Müller acrescentou que a "filosofia de bom design" imposta por Ferdinand é para a companhia "um legado a ser honrado no futuro". Ferdinand Alexander Porsche nasceu em 11 de dezembro de 1935 em Stuttgart (sul da Alemanha) como filho mais velho de Dorothea e Ferry Porsche.
Sua infância foi muito influenciada pelos automóveis, já que passava muito tempo nos oficinas de desenvolvimento e construção de seu avô Ferdinand Porsche. Em 1962, ele assumiu a direção do estudo de design da Porsche e criou, posteriormente, o 911, um modelo que despertou um autêntico furor em todo o mundo e que se tornou um ícone no segmento de esportivos.
Ferdinand Alexander também trabalhou no design de modelos de corrida dos anos 60, como o 804, usado na Fórmula 1, e o Porsche 904 Carrera GTS. Junto com outros membros da empresa, ele deixou a atividade operacional na Porsche quando a companhia se transformou em uma sociedade por ações, no início dos anos 70, e criou o estudo de Design da Porsche em Stuttgart.
Ferdinand Alexander Porsche desenvolveu também inúmeros acessórios como relógios e óculos conhecidos mundialmente sob a marca "Porsche Design".

Nenhum comentário:

Postar um comentário