domingo, 31 de março de 2013

Punto TJet 1/18 R/C


Customizei os farois e rodas com caneta de retro mesmo... faltavam estes detalhes pretos, agora o retrovisor precisaria ser pintado de prata, mas não tô com saco...












segunda-feira, 25 de março de 2013

Porque as miniaturas estão ficando tão caras?

Retirado direto do site da Autoart: http://www.autoartmodels.com/article.web.ViewArticleDetails.do?articleId=14

Por que as miniaturas de carros estão se tornando caras


Os longos feriados do Ano Novo chinês já acabaram e os trabalhadores estão voltando gradualmente para as fábricas de suas cidades de origem. Até agora, os salários aumentaram mais de 20% com as novas exigências do Governo chinês em fevereiro.

Uma década atrás, o trabalhador médio recebia um montante fixo de 400 a 500 RMB yuans por mês. A taxa de câmbio na época era de cerca de 8,9 yuan ao dólar dos EUA, então isso era equivalente a US$ 50 a 60 dólares por mês. Esse salário foi baseado em uma média de 60 horas por semana, de segunda a sábado, trabalhando cerca de 10 horas por dia. Esta era a norma para a indústria na China.

Desde então, o salário mínimo, o desenvolvimento da China, e os padrões de vida da China foram avançando a uma taxa enorme. O custo de vida na China tornou-se muito mais caro em comparação a apenas 10 anos atrás, especialmente no mercado imobiliário. Devido a isso, o governo precisou agir em conformidade, a fim de compensar o custo de vida cada vez maior. Isto é, o governo forçou as Leis do Trabalho, em 2007, que antes foi amplamente ignorada pela indústria . Agora as horas nacionais semanais trabalhadas são 40 horas por semana. Todas as horas extras devem ser pagas a uma taxa de 1,5 vezes durante a semana e nos fins de semana em dobro. Além disso, todos os benefícios de aposentadoria, e sociais, teriam que ser adicionados.

Quando todas as alterações são aplicadas, o rendimento médio do trabalhador aumentou drasticamente para cerca de 1200 RMB Yuan por mês. Estas mudanças drásticas forçaram milhares de fábricas de produtos a baixos lucros e depois a fechar.

A crise financeira global eclodiu no final de 2008, mas a China foi capaz de se recuperar rapidamente. Até o final de 2009, tudo estava muito bonito e voltou a níveis pré-crise e, em 2010, a economia chinesa continuou a progredir a um ritmo muito rápido. Os preços da habitação subiram a um ritmo vertiginoso e alimentos tornaram-se mais e mais caros. Trabalhadores que ganham os salários básicos mal conseguia manter-se com o apoio de suas necessidades básicas. Assim, era necessário reajustar os salários de novo e de novo, ou então os trabalhadores deixariam as fábricas e iriam procurar trabalho em outro lugar. Trabalhadores agora não querem trabalhar em uma fábrica que não vai garantir 60 horas por semana. Eles precisam de todos as possíveis rendas extras geradas pelo pagamento de horas extras. Não é fácil para as fábricas de hoje utilizar todos os trabalhadores em 60 horas por semana. E isto faz os custos de produção muito maiores para as fábricas na China.

Hoje em dia, o trabalhador básico ganha uma quantia de cerca de 2.000 RMB yuans por mês. Com a taxa de câmbio atual o salário mínimo médio agora está em torno de US $ 300 dólares por mês. Isso significa que o salário base em dólar aumentou quase 500% nos últimos dez anos.

Para a Autoart a proporção entre o custo de material e os custos de trabalho é de aproximadamente 1:4, devido às centenas de operários necessários para a fabricação de todos os modelos de carros na linha de produção.

As taxas de licenciamento para as miniaturas também estão ficando maior a cada ano. Na década de 1990, os fabricantes de automóveis não prestaram atenção à sua propriedade intelectual e exigiam apenas uma taxa simbólica quando um fabricante estava disposto a produzir um modelo para promover a sua marca. 

Quando os lucros das vendas de automóveis tornou-se menor (aqui no Brasil não!!!!!) devido à concorrência, os fabricantes de automóveis olharam para outras alternativas para obter renda extra e o licenciamento de marcas tornou-se uma boa fonte de receitas. Hoje, se um fabricante decide fazer uma miniatura de um carro de corrida usando uma cor especial, como o da petrolífera Gulf (azul e laranja), eles teriam que pagar uma taxa para a Gulf por causa de sua combinação de cores patenteada. Alguns modelos de hoje pode ter duplas, triplas licenças ou mesmo quadruplas e isso combinado podem ser mais de 20% do preço da miniatura. Devido a isso, há muito menos modelos de carros de corrida a serem lançados. Tornou-se muito caro para fazer e menos compradores estariam dispostos a pagar esse preço.

Era mais rentável para Autoart vender os carros de volta NO varejo em torno de US$50, e hoje estão no triplo deste preço. Tanto os fabricantes dos modelos e os compradores eram mais felizes 10 anos atrás, quando o custo da matéria e energia eram muito mais baixos e os trabalhadores da fábrica foram bastante felizes em ganhar apenas uma fração dos salários de hoje, porque a vida era muito mais simples e também mais barato (será que eram mais felizes??????). Mesmo com um aumento de quase 500% nos salários mínimos em uma quantidade tão pequena de tempo, os operários ainda são infeliz.

Para diminuir o custo de produção, pode-se mover a unidade de produção para um outro país que ainda proporcione um custo de trabalho baixo. No entanto, nenhum outro país pode igualar a qualidade da obra realizada por trabalhadores chineses (será? Nem na Tailandia? Singapura? Onde é a Fábrica da Mattel mesmo??).

Uma miniatura de carro 1/18 Autoart está agora no varejo com preço em torno de US$ 120 a 150. O preço ainda é considerado bastante razoável, considerando a quantidade de tempo e investimento em cada modelo que é lançado. O preço de uma miniatura de ponta continuará a aumentar à medida que o custo do trabalho aumentar.

P.S. by Sípoli: Em itálico e negrito é por minha conta...

quinta-feira, 21 de março de 2013

Como dirigir sem cinto e sem o bip chato te enchendo?

Fácil, os chineses são fodas nestas soluções:

http://www.carnewschina.com/2013/03/14/china-car-culture-fooling-the-seat-belt-reminder-systems/

E alguns ainda abrem a garrafa de cerveja...




Tem babaca pra tudo neste mundo...

Karmann Ghia voltará a fabricar carros no país?

http://www.istoedinheiro.com.br/noticias/114677_A+VOLTA+DA+KARMANN+GHIA


quarta-feira, 20 de março de 2013

Pajero Evolution 1/18


A princípio achei que estava pagando caro (R$175) mas como a calha de chuva do lado do passageiro estava solta negociei e saiu a R$140... quando cheguei em casa e abri a miniatura, que coisa mais linda! Ela é maravilhosa, valeria até mais...