Na minha vida já andei com bastante coisa diferente:
Bianco S
Dodge Dart
Ariel (motocicleta) 1947 500cc
Dodge Charger
Opala SS
Vectra GSI
Kadett conversível
BMW (motocicleta) K1200LT, R1100GS, R1100R, K100RS, F650GS
Motoguzzi Jackal
De carona no sidecar de uma BMW R60
Puma
MP Lafer
Mercedes Sprinter
Renault Traffic - a pior coisa que pus as mãos até hoje
Fiat 147
Até um kombi da Telesp eu já pilotei por anos...
Dentre outros tantos que não me lembrarei...
Mas hoje, foi o dia de uma GTV 1974, está aqui na garagem de casa no lugar do Mustang, deixei o Mustang na manutenção e soquei uma GTV na vaga dele, não não comprei, é de um amigo, esta aqui em casa só de passagem, vai para Brasília provavelmente no meio da semana.
Vamos a Alfa:
Pequeno, se parece com um corcel, sei... é uma comparação no mínimo ridícula, mas quem não conhece carro deve achar o corcelzinho azul lindão! Pequeno, baixinho, largo e fala alto, típico italiano! Só falta gesticular quando buzina. Mas sob o capo esta seu maior ponto forte!
Como se fala de uma GTV? Primeiro diferenciando ela de uma GTA, a GTV é uma Gran Turismo Veloce, e a GTA sua versão nervosa, ou mais nervosa, pois tem carroceria de alumínio, por isso o A no lugar do V.
Viro a chave e o barulho alto da bomba elétrica de combustível invade a cabine, mas põe alto nisso, nem se compara aos carros atuais, pelo menos você saberá de primeira quando a bomba pifar. Giro um pouco mais a chave e o motor de 2.000 cm cúbicos se põe a girar, as duas Webber instaladas no cofre do motor demoram um pouco a acordar, não puxo o afogador, giro o motor por uns 5 segundos, por 3 vezes ele faz que vai pegar mas continuar a girar, de repente o 2.0 acorda, meio chacoalhando, mas pega, dois segundos depois ele limpa, uma leve pisada no acelerador e ele sobe de giro rapidamente com seu barulhão alto de corrente de comando virando o cabeçote. Não é um barulhinho de corrente de bicicleta, parece mais um barulho de um moitão com 3 polias e corrente de bitola de 1cm (LOL de novo), essa corrente vai durar mais que o carro.
Interior relativamente espaçoso para os passageiros da frente, mas atrás ele só perde em falta de espaço para o Tigra (LOL), a Ana Júlia adorou a cadeirinha no banco da frente afinal atrás não tem cintos, o volante tem pegada fina, é grande e bom, nada que atrapalhe.
Confortável em seu interior ajusto os minúsculos espelhos e engato primeira em seu cambio de 5 marchas, saio devagar afinal nunca andei em uma Alfa antiga, muito menos em uma nova, é tranquilo, é só se acostumar com as manias que esses velhinhos tem, o acelerador tem uns 2cm de folga, então quase todas as trocas de marchas vinham acompanhadas de um tranquinho (não do cambio) pois o acelerador só entrava depois de 2cm.
Acelera bem, primeira, segunda, terceira, o carro puxa bem, não passei dos 3000rpm, mas ao contrário do DESSERVIÇO DA REDE GLOBO que disse que carro não pode andar em alta rpm (É mole isso? Um programa nacional, de uma gigante da comunicação, soltando informações ERRADAS para o Brasil), essa alfinha foi feita para acelerar, gosta de andar acima de 3.000rpm, igual meu tigra. Se o contagiros vai até 6500rpm porque não ir até lá? Certo Bruno?
Mas no alfinha me segurei, fui até uns 4.000rpm, o carro não é meu afinal.
Logo percebo que os pneus altos e as rodas ridículas que estão nele estão acabando com o comportamento do carro, ele fica com a traseira solta, no mínimo essa bitola acabou com a geometria da suspensão, então não arrisco andar em alta velocidade com o carro, não passei de 110km/h, vou deixar isso para o novo dono do carro, aproveitamos a volta e demos uma paradinha no McDonalds com aquele monte de Patricinhas e Mauricinhos me olham de lado, problema deles com seus Fox, Celtas e Ecosportes, não sabem nada da vida com seus carros modernos, será que sabem o que é uma sonda lambda?
A tração traseira com blocante é ótima, nada como um tração traseira, os donos de carro novos no Brasil não sabem nada da vida... outro dia li que a relação de vendas de carros no Brasil mostrava uma informação relevante, vou chutar um número aqui, apenas 3% de todos os carros vendidos no Brasil tinham mais de 1,6 litros no motor, sabem o que é isso??????? Imagina então quantos tinham tração traseira? É uma delícia, por isso os norte americanos se deliciam com seus V8 automáticos de tração traseira. Mas isso é outra história, inclusive o ajuste do mercado norte americano demandando mais cambios manuais... fica pra outra oportunidade.
Voltemos a Alfa, passei as informações para o novo dono, e ele fechou o negócio já me prometendo rodas e pneus novos, suspensão Bilstein com molas e amortecedores novos e uma caprichada no interior, afinal por fora o GTV estava lindão, mas por dentro uma boa semana de um tapeceiro iria deixar o alfinha feliz da vida.
Gosto muito de carros da Alfa. Aliam bem conforto e prazer de dirigir.
ResponderExcluirEste carro era muito legal na época. E este parece bem conservado pelo que apareceu. E a mini dele?
ResponderExcluirQuanto custou este achado?
ResponderExcluirComo não é meu eu posso falar, saiu por R$40.000, se formos levar em conta que estão pedindo R$60.000 (e conseguindo vender) em Mavericks e Dodges, e os Pumas e MPLafers por R$30.000, até que a alfinha saiu barato.
ResponderExcluirQuanto a mini, a dele não tenho, mas tenho uma Giullia 1965, será umas das próximas a serem publicadas, mas antes ainda tem o pedido do seu triumph branco, a Durango, a McLaren e a Willians que preciso tirar as fotos ainda... correria.
Durango que já tem a despedida marcada. Sairá de linha em 2016.
ResponderExcluirÉ... mas a Durango que eu ainda terei é das antigonas, 1998, da época em que ainda era cativante, não uma cópia mal feita da Hilux.
ResponderExcluirSípoli amigo!
ResponderExcluirHOje eu andei muito com a Alfinha. Muito mesmo, ela bebeu meio tanque de Podium. Bom, amigo, posso confirmar tudo que o senhor disse, mas acrescento duas coisas:
1. Ela faz MUITA curva, brinquei bastante em umas rotatórias numa área meio abandonada, se provocada ela desliza a traseira de forma absolutamente controlada. Ponto para o blocante aqui.
2. Eu levei ela até um pouco mais, por duas vezes até 6 mil, o barulho do Nord é sensacional! Depois de 4 mil é que a diversão começa, lembra até meu Tigra... hehehe
Em breve ela vai ganhar uns talentos, uma boa regulagem nas Webers, além das novas rodas. Hoje lavei e passei uma cerinha líquida nela. Sò de limpar por dentro o interior remoçou. Já dá um alento pra andar nesses primeiros dias.
Abraços do amigo Bruno!