sexta-feira, 29 de abril de 2011

Diferença entre as escalas de miniaturas: tamanho.


Atendendo a uma das sugestões do Mordaz hoje publicarei um artido que trata sobre escalas, o mesmo foi emprestado do site Diecastconection, espero ajudar aos que não estão imersos no mundo das miniaturas a entederem a diferença de tamanho entre as escalas.



Mais uma postagem sobre um assunto que interessa a nós colecionadores e mais às pessoas que não sabem como são representadas as escalas nas embalagens e o porquê que elas existem.

Algumas pessoas já me perguntaram o que é significa aquele número 1:64, 1:87, 1:100, 1:alguma coisa que sempre aparece nas embalagens ou descrição de alguma miniatura, pensando nesse povo escrevi essa postagem para elas e pros colecionadores de primeira viagem que podem começar sua coleção com mais segurança depois de ler esse texto.




As escalas são utilizadas como uma referência para um determinado tamanho de uma miniatura, o número quando maior representará o tamanho proporcional do tamanho da peça, quanto maior o número, menor a miniatura será, simples assim. Você deve estar se perguntando “Como assim?”, e eu digo ao caro colega “Calma que isso é simples de entender” e com certeza você vai levar isso para o resto de sua vida como colecionador independente do que você vá colecionar.

Estas medidas são usadas para manter uma média, mas podem existir diferenças entre cada fabricante de miniatura ou peça fabricada, se repararmos em um caminhão e um carro esportivo 1:64, eles podem ter o mesmo tamanho, o que não é o correto, por isso essa escala pode variar conforme a marca ou modelo, isso acontece porque algumas miniaturas têm de caber dentro da embalagem que na grande maioria segue uma medida padrão.

Algumas escala são bastante conhecidas e colecionadas a escala 1:64 que no Brasil ficou muito conhecida por causa dos Hot Wheels e Matchbox, mas conforme o gosto de cada colecionador ele pode escolher entre várias escalas, entre as muitos vamos citar algumas, antes de começar vamos explicar como se lê para não dar problema mais na frente e economizar texto, quando você olha algo escrito assim 1:18 você troca os dois por “POR”, então nesse exemplo você lê “um por dezoito”, OK? Então as escalas mais conhecidas são as seguintes: 1:1, essa escala é usada para denominar um modelo de carro normal, 1:18, essa escala compreende uma miniatura com tamanho 18 vezes menor que o original, 1:24, essa escala compreende uma miniatura 24 vezes menor que o original, 1:43, compreende miniaturas que são 43 vezes menor que o modelo original, 1:64, essa escala compreende miniaturas que são 64 vezes menor que o original, essa escala também é a mais popular entre colecionadores, 1:87, compreende miniaturas que são 87 vezes menor que o original, alguns dizem que essa escala não é interessante, mas vendo o acabamento de algumas miniaturas da Hot Wheels, você pode se apaixonar de verdade por essa escala.

Em alguns casos, a escala pode ser um problema para alguns colecionadores, existe uma maioria que não admite o modelo fora da escala, por isso quando for comprar uma miniatura, costume dar um desconto, pois alguns fabricantes dificilmente conseguem produzir uma miniatura com precisão, e lembre-se, isso é apenas um hobby e como tal somente existe para lhe dar orgulho e prazer e não dor de cabeça.

Existem também escalas que fogem dos padrões de mercado, e na maioria das vezes você pode ver que existem uma folga na escala, isso pode ser percebido naqueles modelos xing ling que estão chegando mercado brasileiro os famigerados “Colecione”.

Por isso meus amigos, muito cuidado ao escolher a escala da sua coleção e quando for começar realmente a colecionar seriamente, se limite a no máximo três escalas, isso ajuda a manter a coleção mais fácil de controlar e manter, e lembre-se que nem sempre o que está escrito em uma caixa ou embalagem pode ser o que realmente representa.

Texto retirado de: http://www.diecastconnection.com.br/mundo-diecast/tutoriais-e-dicas/entendendo-sobre-escalas-de-reducao-de-miniaturas/

A minha coleção é composta em sua maioria de carros e motocicletas na escala 1/18, mas antes de escolher colecionar nesta escala garanta possuir um local para expô-las, no meu caso um quarto de 3m x 3m é pequeno para as quase 800 minituras, posso colocar até 1.000 carros neste quarto, mas para isso a exposição precisará ficar espremida.

A escala 1/43 é que possui a maior gama de produtos, com preços mais baixos que os 1/18 e menos espaço para armazenamento, com ótima qualidade de detalhes e produtos.

Já a escala 1/64 é barata, em caso de HotWheels, matchbox e similares, mas quando se vai para veículos mais detalhados os preços comeám a se equiparar aos 1/43.

5 comentários:

  1. Você poderia colocar uma foto das três escalas diferentes, se você tiver, para as pessoas terem uma idéia com um modelo real e conhecido comparado ao exemplo acima, de locomotivas. Estas geralmente são em escala menores para poder caber numa peça, devido aos trilhos, além de inúmeros produtos e réplicas feitos na escala 1:87 para se montar paisagens com vários temas e dioramas.

    ResponderExcluir
  2. Hãããããã...

    Isso explica o porquê de algumas "escalas" representarem um fusca 1/64 no mesmo tamanho de uma pick up!

    Eu, sempre achei isso bizarro...

    A minha dúvida é, na escala 1/18 essas distorções também acontecem ou em menor "escala"?

    ResponderExcluir
  3. Raramente você verá uma escala 1/18 fora de escala, o problema das 1/64 é que as escalas variam, algumas miniaturas vendidas como 1/64 são 1/57, 1/62, 1/70... repare nos assoalhos qdo vem marcadas!

    ResponderExcluir
  4. Rafael, as medidas são proporcionais aos originais, eis o porque de não se exemplificar com medidas, e sim somente com proporções.
    Mas, para exemplificar, um carro com comprimento original de 1 metro = 100 cm,
    na escala de 1/4 ou 1:4, ficaria com 25 cm, ou seja, 100 cm / 4.
    Espero ter ajudado, apesar da ótima explanação do Sr. Paulo Sípoli.
    Abraço,
    Rogério

    ResponderExcluir