terça-feira, 3 de maio de 2011

História da Lotus



A marca britânica Lotus foi fundada em 1952 por Colin Chapman. Em1947 Colin Chapman, ainda um estudante universitário, construiu o seu primeiro automóvel tendo como base o chassis de um Austin 7. Este era um automóvel muito leve criado para competição, esse modelo viria a ser chamado Lotus MK I. Colin Chapman viria a criar novas versões do mesmo modelo, tendo o Lotus MK III sido um sucesso nas provas desportivas. A enorme vantagem conseguida pelo Lotus MK III, levou à alteração das regras naquelas provas.

Devido ao enorme sucesso dos modelos lançados, Colin Chapman associa-se a Michael Allen e Nigel Allen, dando início à marca Lotus em1952. A Lotus lança o seu primeiro verdadeiro automóvel nesse ano, o Lotus MK VI, este modelo tinha incorporado um motor da Ford com 1500 cc.


Em 1957 é lançada o Lotus Seven, uma nova versão do Lotus MK VI. Este modelo transformou-se num ícone da Lotus, alcançando um enorme sucesso de vendas. Com a intenção de descontinuar o Seven, a Lotus vendeu em 1973 os direitos de produzir o Seven à Caterham, sendo ainda hoje produzido com o nome Caterham 7. Nesse mesmo ano é lançado o Lotus Elite, um modelo construído à base de fibra de vidro.



A Lotus entrou na Fórmula Um em 1958, tendo conseguido a primeira vitória em 1960 e ganho o primeiro campeonato em 1963. A Lotus viria a ganhar no total sete campeonatos. Mas mais uma vez as regras viriam a ser alteradas devido às elevadas prestações dos automóveis Lotus. O Lotus 78 lançado para a Fórmula Um, criava um efeito Venturi, em que o ar que passava por baixo do carro exercia uma pressão descendente de 900 kg. Devido a este efeito o carro era capaz de curvar a altas velocidades, de tal modo que parecia estar colado à estrada. Em 1961 a história do Lotus Cortina comeá a existir, um Ford feito com a ajuda da Lotus, assim como vários chevrolets ( o Omega foi um deles com sua versão apimentada) como o meu Chevrolet Tigra 1998 que esta aqui na garagem de casa, os Tigras tiveram sua suspensão calibrada pela Lotus, sabiam?




Em 1966 é lançado o Lotus Europa baseado num protótipo construído para o projecto Ford GT 40. O Lotus Europa ja teve seu modelo divulgado neste Blog.

Em 1976 é lançada o Lotus Esprit. Estrela de uns filmes de 007, tenho as duas versões, de rua e submarina, colocarei ainda esta semana as fotos das miniaturas.



Em 1982, Colin Chapman morre de ataque cardíaco com a idade de 54 anos. Ele fica para a história pelos feitos alcançados na engenharia automóvel

Em 1986 a Lotus é comprada pela General Motors, sendo vendida em 1993.

Em 1995 a Lotus abandona a Fórmula Um com um historial de 78 vitórias e um ano depois é lançado o Lotus Elise. O abandono da F-1 nos deixa com saudades de cenas como essa:


Lotus exige, uma variação do Elise.

Recentemente, em 2006, foi lançada a nova geração do Lotus Europa e alguns novos conceitos foram apresentados para serem lançados em 2013, 2014 e 2015.




A HW lançou um concept feito pelos próprios engenheiros da Lotus, na escala 1/64:

2 comentários:

  1. Esse filme do James Bond, estrelado pelo grande Roger Moore, se não me engano é o "007 - O Espião que me amava", nele, aparecem dois Lotus, um branco, que é o submarino e um dourado, eu acho, com a inscrição Turbo!
    Na minha opinião se não é o melhor, entá entre os melhores filmes da série!
    Paulo, pode me corrigir caso tenha me equivocado com algo, afinal esse filme tem quase quarenta anos e a última vez que o assisti, foi há pelo menos, dez!

    ResponderExcluir
  2. De filme eu não manjo não, de carro um poquinho rsrs

    ResponderExcluir