quarta-feira, 2 de julho de 2014

Cadillac Sixteen concept - História

O Cadillac Sixteen foi um protótipo de automóvel de alto estilo e elevado desempenho (carro conceitual) apresentado pela Cadillac pela primeira vez em 2003.

Originalmente era dotado de um motor V16 32 válvulas, com 13,6 litros de cilindrada e sistema de transmissão eletronicamente controlado de quatro velocidades. Seu sistema de gerenciamento otimizado de combustível foi aperfeiçoado a partir do antecessor Cadillac V8, aparecendo em 2004 em alguns modelos 2005 da GM.






O conceito

O Cadillac Sixteen inaugurou o conceito de ativação progressiva de cilindros, em vários estágios: logo de início entravam em funcionamento apenas quatro dos dezesseis cilindros ("regime brando"), a seguir, passava-se a oito cilindros ("regime moderado") e culminava-se com absolutamente todos de cada um dos maravilhosos dezesseis cilindros (sixteen) em regime pleno.

Esse engenhoso sistema permitiu ao veículo atingir a marca de 8,475 km/l, em condições médias normais, que é uma marca notável para um motor 13,6 litros e potência específica de 328 kW, principalmente quando se considera tratar-se de um motor aspirado naturalmente.

Histórico

O carro foi conceitualmente referido ao Cadillac V16 dos anos 1930. Seu projeto atual, contudo, resultou de uma combinação da "arte & ciência" usual do conceito Cadillac e algumas características do Cadillac Eldorado de 1967. As demais características do atual conceito resultaram em uma competição intracorporativa efetivada pelo então Vice-Presidente da GM, Robert Lutz. O Sixteen exibe o logo Cadillac esculpido em cristal sólido sobre o volante, além de um relógio Bulgari no painel.

O Sixteen deixou um legado precioso para o futuro planejamento do produto. Gerações subsequentes, com efeito, incorporaram elementos do conceito "Cadillac Sixteen", notadamente o revisto Cadillac CTS, a versão mais simples do protótipo, referida como ULS (Ultra Luxury Sedan), dotada de motor padrão V8 (opcionalmente,V12), tem sido cogitada desde 2005, o que, oficialmente, nem é confirmado nem negado pela General Motors. Se construído, competiria com veículos como Mercedes-Benz Classe S, BMW Série 7, Audi A8, e Jaguar XJ. Enquanto permanece esse mistério, uma nova geração de vanguarda Cadillac está sendo preparada para 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário