quinta-feira, 5 de abril de 2012

FAB 1 achado, regarimpado

Achei o FAB1 Thunderbird na escala 1/18, meio salgado o preço, mas tá valendo, nem no EBAY tem pra vender, o Rolls sim ainda tem a salgados US$600 (!!!!)


Texto retirado da Wikipedia:


Thunderbirds (ou Thunderbirds em ação) foi um seriado infanto-juvenil para televisão muito popular, produzido entre 1965 e 1966 por Gerry Anderson e Sylvia Anderson. O seriado consistia em animação com marionetes (chamado nos créditos da série deSupermarionation). O casal de produtores também produziu outros seriados com marionetes como Joe 90, Capitão Escarlate, Stingraye Fireball XL-5.

Thunderbirds tratava das missões de uma organização secreta de resgate internacional, formada pela família Tracy e alguns empregados, que possui um arsenal de foguetes e máquinas escondidas em uma ilha secreta. Seu lider é Jeff Tracy, um ex-astronauta milionário, pai de Scott Tracy, Virgil Tracy, Alan Tracy, Gordon Tracy e John Tracy. Compõem ainda os personagens da história Kyrano, empregado dos Tracy, e sua filha Tintin.

As máquinas mais conhecidas, que apareceram no seriado, foram:
  • Thunderbird 1 - era uma nave que decolava como foguete, de baixo da piscina que se abria, mas voava como avião e era usada para ir na frente preparando a chegada dos equipamentos de resgate. Seu piloto é Scott Tracy; 
  • Thunderbird 2 - a nave de carga que levava os equipamentos para o local de ação, inclusive carregava frequentemente o Thunderbird 4 e/ou a "Toupeira (do original 'Mole')". Ele é pilotado por Virgil Tracy; 
  • Thunderbird 3 - era um foguete, que decolava em meio a um prédio, usado em missões no espaço. O astronauta que o pilota é Alan Tracy; 
  • Thunderbird 4 - um pequeno submarino, para missões no fundo do mar. Seu piloto é Gordon Tracy; 
  • Thuderbird 5 - era uma estação espacial para monitorar as comunicações da terra. Seu controlador é John Tracy; 
  • Toupeira (do original "Mole") - era um engenho mecânico, capaz de perfurar o solo para missões em baixo da terra. 


Todas estas máquinas eram fruto da genialidade do engenheiro Brains, personagem que usava óculos "fundo de garrafa". A sequência de lançamento de cada uma das naves era deliciosa, incluindo escorregadores e rampas de lançamento, sempre com a música tema ao fundo.


Um outro personagem importante da trama é Lady Penelope, a agente de Londres, sempre com seu mordomo e motorista Parker (um ex-ladrão que de vez em quando voltava às velhas práticas), normalmente em aventuras a bordo de um incrível Rolls-Royce futurista de seis rodas chamado Fab-1.


Frequentemente o resgate internacional envolvia-se nas tramas armadas pelo seu arqui-inimigo, cujo nome era Hood. Hood, que é irmão de Kyrano, tinha poderes hipnóticos e era um mestre dos disfarces.


Também houve dois longa metragens para cinema, intitulados Thunderbirds are go e Thunderbirds 6, produzidos em 1966 por Sylvia Anderson, usando também marionetes e maquetes como na televisão. Finalmente, em 2004 foi lançada uma reedição de Thunderbirds are go, desta vez com atores de verdade e efeitos de computador.

Os primeiros nomes dos filhos de Jeff Tracy foram copiados dos astronautas do Projeto Mercury americano: Scott Carpenter,Virgil Grissom,Alan Shepard, Gordon Cooper e John Glenn.
As marionetes dos principais personagem tiveram os rostos modelados com base nos artistas famosos da época: Jeff Tracy recebeu os traços de Lorne Greene, conhecido por Bonanza. Alan, Robert Reed; Scott, Sean Connery e John, um misto do cantor Adam Faith e do astro Charlton Heston.

    6 comentários:

    1. Mas é muito feio... só viagem na maionese.

      ResponderExcluir
    2. Vc pensou que eu não passava mais por aqui?

      Ledo engano.... acompanho sempre....

      Veja essa mini em:

      http://www.balaoazulminiaturas.com.br/detalheprod.asp?prod_id=1001

      ResponderExcluir
    3. O pessoal tá confundindo... citei o Rolls e o preço, mas o negócio é com o outro, justamente esse do Genner... mas mais barato!

      ResponderExcluir
    4. Qualquer dos dois eu acho horríveis. Colocados em produção real, faliriam o negócio.

      ResponderExcluir
    5. Aí que esta a graça Mordaz, foram feitos para serem feios, e não para serem produzidos, o intuito é causar impacto visual em um filme meio comédia, ou você adora o Pontiac Monkeys?

      ResponderExcluir
    6. Não creio que era um filme comédia, mas meio que futurístico, meio filosófico. E os desenhistas do programa imaginavam que o futuro tecnológico seria assim. Como eram as naves e os barcos da série. Acho que na época podiam até "parecer" razoáveis. Mas hoje são horrendas previsões que não se tornaram realidade. Trambolhos pesadões e sem aerodinâmica. Já o Pontiac Monkeys não tinha este objetivo. O conceito de 4 rodas dianteiras nunca foi cogitado e o de capota transparente, muito usado em "visões do futuro", não foi usado até hoje não por falta de condições técnicas, mas por ser realmente uma má idéia.

      ResponderExcluir