quarta-feira, 21 de maio de 2014

Fiat S76 bateu o recorde de velocidade em 1911, voltará a rodar mais de 100 anos depois


Fiat S76, o carro mais rápido do mundo em 1911, voltará a rodar pela primeira vez em mais de 100 anos durante o Festival de Velocidade de Goodwood, que será realizado entre 26 e 29 de junho. Apenas dois modelos foram produzidos pela fabricante italiana, que equipou o carro com motor 28.5 litros.



O Fiat S76 alcançou o recorde de velocidade ao atingir 217 km/h no ano de 1911 na Bélgica, com Pietro Bordino ao volante. Contudo, o resultado não foi registrado oficialmente porque o carro não conseguiu manter a velocidade na segunda tentativa.



Após a Primeira Guerra Mundial, a Fiat desmontou um dos veículos produzidos para que fabricantes rivais não obtivessem a tecnologia utilizada. O outro modelo foi comprado por um aristocrata russo, que levou o Fiat S76 para Austrália.



O chassi do veículo foi levado em 2003 para o Reino Unido. Motor, eixos, pedais, caixa de direção, suspensão, radiador e lataria foram restaurados durante os últimos dez anos. Durante o Festival de Goodwood, o Fiat S76 será pilotado por Duncan Pittaway.

Nenhum comentário:

Postar um comentário