quarta-feira, 11 de maio de 2011

Patent Wagen 1886 1/43


A miniatura de hoje é mais uma das que fogem a regra... ela é da escala 1/43, mas como é diferenciada merece estar aqui!


Trata-se do, oficialmente falando, primeiro automóvel do mundo, um Patent Wagen 1886, de 3 rodas, praticamente uma carroça com motor.


A miniatura é da coleção oficial da Mercedes Benz e por sinal muito bem feita, com excessão as rodas com raios muito largos, de resto é linda!


Aqui pode-se notar a transmissão por correia de couro, próximo a roda traseira direita.




Esse volante é horrível, pra dirigir deve ser uma coisa...


O motor virava um eixo abaixo dos passageiros via uma correia de couro e este eixo por sua vez movimentava as rodas via correntes.



1000 cilindradas (1.0), 1 cilindor e incríveis 0,75hp...  mas já fazia 10km/l... e os carros 1.0 atuais não fazem isso... mas isso era a 16km/h rsrsrs

Abaixo o pedal, calço, suporte, plataforma, sei lá, para se subir na geringonça foi colocado em seu lugar... havia caído na caixa e da caixa no chão, graças ao comentário do Mordaz em um post sobre o Patent achei ele no chão...

4 comentários:

  1. Acho que é o primeiro automóvel com propulsão de motor com combustão interna. Não existiam automóveis ou veículos anteriores com combustão externa, caldeiras?

    Se usar o motor 1.0 de hoje com este peso ele também seria econômico e mais veloz.

    Eu acho que a réplica fica mais possante perto do original. O original, pelas fotos ou pela figura da caixa, era de uma estrutura muito leve e delicada. Difícil reproduzir esta delicadeza em diecast (O zinco é um dos materiais mais usados neste processo, especialmente em combinação com alumínio, magnésio, níquel ou cobre formando ligas variadas conhecidas como Zamak (ou Zamac) ou em plástico sem deixar muito frágil.

    Mas é uma peça essencial para a coleção pelo seu valor histórico e tecnológico.

    ResponderExcluir
  2. Parece que este foi o primeiro protótipo, e Bertha viajou no terceiro.

    The Benz Motorwagen No. 3, made in 1888. This was the car which Karl Benz’s wife started up and drove off in, on that August day, over 120 years ago.

    http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/0c/Motorwagen_Serienversion.jpg

    e aqui

    http://www.flickr.com/photos/govert1970/3958007583/

    e aqui uma reprodução da viagem

    http://www.veteran-mercedes.hu/kepek/mult/berthabenzutja.jpg

    Neste mostra que caberiam três pessoas, e a direção já é circular, mais adequada para dirigir numa estrada o dia todo. Possui estribo para subir dos dois lados. O freio agiria dos dois lado evitando de dar um cavalo de pau. Não enxerguei o freio na réplica.

    ResponderExcluir
  3. Achei que seria mais detalhada.

    É que as réplicas dos aviões e carros mais antigos, sempra são mais detalhadas...

    Agora, seria bacana é se as partes do motor, ou pelo menos da transmissão, fossem articuladas, como as correias girando os eixos.

    Algo movido como pequenas correias de antigos gravadores de fita k7.

    Sonhar não custa nada...

    ResponderExcluir
  4. miniatura fantastica...a garagem ficou mais enriquecida com ela...

    ResponderExcluir