segunda-feira, 15 de abril de 2013

M3 1995 1:1


O Cremogema com um lobo malvado

♫ Cremo cremo cremo cremo cremo cremogema, é a coisa mais gostosa desse mundo! ♫  a música do comercial do cremogema onde o lobo mal tem que ficar bonzinho pra poder comer o mingal, quem não se lembra desse gingle provavelmente também não se lembra do sonho que era para a classe média do Brasil na década de 1990 ter um BMW 325, naquela época o nosso indigno presidente Collor fez o Brasil acordar para a industria automobilística defasada que possuíamos, ele afirmou que fabricavamos carroças.


Os carros mais modernos que tínhamos eram os Chevrolet Omega, com seus motores 3.0 (importados) que logo foram trocados pelos obsoletos (nacionais) motores 4.1 de opala (sic), o resto, no pior sentido da palavra resto, eram carroças: Gol, Uno, Premio, Opala, Del Rey, Monza, Tempra... todos carros antigos, obsoletos e sem tecnologia alguma "quisá" eletrônica, sequer injeção eletrônica possuíamos.



Pois bem, o Collor mandou e a importação foi aberta, choveram BMW 325 e Mitsubish Eclipse, todo jogador de futebol ou tinha um Eclipse ou uma Cherokee... meu sonho era uma BMW 325, conhecida como fusca de rico. Nessa época eu tinha 20 anos de idade, conhecia tudo sobre carros, todos os nomes, desempenho, modelos, acessórios... era o cara! Mas nem grana pra carro usado eu tinha.

Eu queria uma BMW 325, conhecia muito pouco sobre a divisão Motorsport da BMW com suas "M", mas não conseguia esquecer uma revista 4Rodas que tinha na capa uma BMW M3, um Viper e uma Ferrari 355. "Como podia a 4Rodas colocar essa M3 junto com Vipers e Ferraris? Que blasfemia!", mas lendo a reportagem meu queixo caiu, a M3 andou mais que Viper, mais que a M5, só perdeu para a 355... meus conceitos começaram a mudar em relação as "Bimmers M".



Pois bem, quase 20 anos depois finalmente pude adquirir uma M3 1995, amarela, da cor que um esportivo deve ser (ok, se for Ferrari eu até deixo os Maria-vai-com-as-outras comprarem uma vermelha, mas um Bugatti tem que ser azul calcinha), vendi um Mustang 1995 V6 que eu tinha, estava na hora de experimentar outra coisa, e como o Mustang tinha só 4 lugares a família não cabia mais nele... pensei em alguns carros para comprar, uma M5 1992? Um Civic Si 2007? Uma M3 1995? Uma Dodge Durango 5.9 V8 2000? Todas as possibilidades estavam em aberto.

O Civic Si foi descartado por que saiu do orçamento, e os Si que cabiam no orçamento estavam em processo de sucateamento, como pode alguém detonar tanto um carro em tão pouco tempo? Vi vários Si, todos em estado lastimável... infelizmente (ah, Civic Si tem que ser vermelho, se você tem um preto ou prata você não merecia ser dono de um Si). As Durango descartei por que bebem igual camelo com sede, impossível sustentar um carro desses em viagens, sobrou pouca coisa então, só as Bimmers.

Achei algumas a venda, duas pertinho de casa, uma M5 preta 1992 e uma M3 amarela (Deus existe!) 1995, amarelo cremogema seria o nome correto da cor. Marquei de ver as duas no mesmo dia: um sábado de sol maravilhoso. Primeiro fui ao encontro da M5, bonita, mas pecando em alguns detalhes de acabamento, nada difícil de se arrumar, uma tarde com uma chave de fenda resolveria tudo, preta, rodas grafite, 3800cc e 315cv, ronco maravilhoso, 100% original, até as rodas! Gamei! A tarde vi a M3 e me apaixonei, perfeita, maravilhosa, nem os detalhes de acabamento tinha pra arrumar, chamei meu mecânico e andamos nas duas, a M3 foi aprovada com louvor, a M5... hummm, tem que arrumar umas coisinhas e regular o motor que estava borbulhando em marcha lenta. Pronto, decidi pela M3.

Depois que meu mecânico andou na M3 (na manha por que o Mauri não sabe acelerar) ele parou, desceu do carro e me olhou com aquela cara de "compra essa porra logo", ficou todo entusiasmado, ficou falando bem do carro e o dono escutando tudo, só pra me ferrar na negociação rsrsrsrs aí eu assumi o volante e saí para o passeio, a princípio achei o carro xoxão, pesado, sei lá, esquisito, mas eu não havia passado dos 3.000rpm, aí lembrei, são motores multivávulas, senta o sapato nessa coisa! O carro explode depois das 4.000rpm, vira um monstro. No comercial do Cremogema o lobo tem que ficar bonzinho se quiser comer cremogema, mas no caso do meu cremogema o lobo ficou malvado.



Andar em uma M3 é uma explosão de sentidos, o ronco do 6 em linha invade a cabine do piloto mesmo em marcha lenta, com os vidros fechados parece que o motor esta no porta malas, ronco grave. Os banco concha te acolhem, a cabine é apertada, justa, perfeita, o cambio é curto com engates efetuados com o famoso "clunck" do cardã, primeira engatada, embreagem pesadíssima, pedal do acelerador firme, rotação em 3000rpm, pneus 275 aro 18 na traseira colocam as unhas pra fora e se prendem no asfalto, pronto, o lobo esta rosnando alto, com as garras fincadas no chão, pulmões cheios e músculos torneados por anos de corridas pesadas prontos a arrancar. Solte a embreagem e o carro te joga para trás, o banco concha mostra por que veio ao mundo, os pneus traseiros gritam de alegria enquanto o rosnado do escape de inox se transforma em um barulho de um jato de combate em decolagem. A aceleração é fenomenal, são 0-100km/h em cerca de 5,5s e provavelmente 7 pontos na carteira se isso for feito na cidade. A aceleração final, depois de passar pela alucinada aceleração em segunda e terceira marchas chega aos 250km/h limitada eletronicamente, e a cadeia te esperando. A M3 da 4Rodas tinha um tratamento em chip, filtros e escapes, mas chegava a 274km/h, isso em um sedan de 5 lugares com um baita porta malas com tecnologia de 1995.

As 3.000cc e 286cv originais desse carro me fizeram achar que o camaro não vale o que pedem, por que pagar R$200.000 em um camaro amarelo 2012 se eu posso pagar 1/5 disso em uma M3 1995 com o mesmo desempenho?



Na estrada o carro faz médias superiores a 10km/l de gasolina, andando na maciota, mas você pode andar tranquilo, o piloto automático esta lá para isso... aperte ACEL e tire os pés dos pedais, pronto, ele te leva onde você quiser, com uma potência extra guardada sob o capô, ao menor sinal de necessidade de ultrapassagem basta pisar na embreagem, reduzir uma marcha e disparar feito o Xerif Ricochete (se você não se lembra dele também não se lembra das BMW 325 1995 assim como nem sabe o que é cremogema), as retomadas são fantásticas, em quinta marcha a 100km/h o motor roda cheio em 3000rpm, basta uma redução e pisar para que os outros carros sejam vistos pelo retrovisor.

Se você sempre quis um carro esportivo mas já fez a besteira de gastar R$10.000, R$20.000 turbinando seu Golzinho AP, pare! Pense! Vende esse gol carroção, economize suas dezenas de milhares de reais e encontre a M3 perfeita para você! Ou você é daqueles que prefere pagar mais para andar de Versa, Onix, HB20 zero km por que tem a "tranquilidade da garantia" por 5 anos... pagando suaves parcelas nas revisões que te prendem por 5 anos a garantia? E a sua garantia não cobre amortecedores, freios, pneus kkkkkkkkkkkkkkk



Compre uma M3: Satisfação garantida ou seu golzinho carroção de volta!

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