quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Museu Aéreo de Santos

NUBAST recebe novas peças para acervo do museu

Foi mais uma dica do Luiz Souza.




Foram incorporadas, no dia 27, novas peças ao acervo do Museu de Aeronáutica de Santos. Dentre os diversos itens recebidos destacam-se algumas relíquias da história da Aeronáutica como: os motores do Demoseille, a Nacele original do 14 BIS, o Cesto original do Balão Brasil de Santos Dumont e uma imagem de Nossa Senhora do Loreto – Padroeira dos Aviadores, que veio diretamente da Itália, entre outros.



O acervo do Museu de Aeronáutica, inicialmente, estava exposto na Oca, situado no Parque do Ibirapuera – SP. Após ter sido revogada a concessão de uso do espaço, a Fundação Santos Dumont foi obrigada a transferir o acervo para um depósito situado no Parque CEMUCAM, em Cotia-SP. O novo local não era apropriado para a guarda do valioso acervo devido a umidade do ar e outros fatores.

A transferência do 1º/11º Grupo de Aviação para a Base Aérea de Natal possibilitou à Base Aérea de Santos firmar convênio entre o Comando da Aeronáutica e a Fundação Santos Dumont, por possuir espaço disponível, para preservar aquilo que representa a memória da Aeronáutica nacional e criar o Museu de Aeronáutica de Santos, que tem como principal objetivo fomentar o desenvolvimento da Aviação Brasileira, cultuando a memória e promovendo a perene homenagem às obras dos pioneiros brasileiros da navegação aérea.










































Nenhum comentário:

Postar um comentário