Fonte: Wikipedia
Ectomóvel ou Ecto-1 é a viatura de emergência dos Caça-Fantasmas. Tornou-se um símbolo da franquia, sendo usado no segundo filme, em 1989. Foram usados três Ecto-1 para as gravações.
Compartimento para as mochilas de prótons. Nota-se o "jumper" na placa traseira, para facilitar a retirada das mesmas.
Fora comprado pelo dr. Ray Stantz pelo modesto valor de US$4.800, em péssimo estado, mas segundo Stantz, necessitava apenas consertar poucas coisas (forro, anéis de pistão, câmbio, suspensão, freios, setor-de-direção, parte elétrica, silêncioso, para-choques e outras bobagens).
Devido às suas habilidades mecânicas, foi capaz de consertar o carro sozinho, sendo que o mesmo repintou (de preto passou a ser branco com detalhes vermelhos) e equipou com os dispositivos de trabalho do grupo.
Ghostbusters II
Como o grupo se dispersara, o Ecto-1 ficou em estado de abandono, sendo utilizado para apresentação em festas infantis por Ray Stantz e Winston Zeddemore, sem calotas e com várias avarias.
Modelo original
O modelo escolhido para o primeiro filme, é um Cadillac Miller-Meteor Ambulance Fleetwood 1959. A empresa Miller-Meteor era famosa por configurar os modelos da Cadillac, sendo a mesmo a única autorizada pela marca a fazer os serviços.
A empresa fazia station wagons exclusivamente para serem carros funerários ou ambulâncias, mas foram feitos também limousines de mesma carroceria.
A linha Cadillac de 1959, era muito reconhecida por exuberantes rabos-de-peixe, sendo mantidos pela Miller-Meteor nos veículos adaptados. Eram vendidos com motores V8, de 325cv e câmbio automático de 3 marchas, sempre os modelos com mais de 5,5 metros.
Para o filme, Steve Dane foi encarregado da construção da viatura, e não George Barris, que erroneamente é tido como idealizador.
O pré-Ecto-1 (ambulância preta), foi outro veículo, sendo na realidade 4 Cadillacs usados no filme.
Após o filme
A aparência do modelo no segundo filme era realidade, sendo que durante as gravações, os cineastas foram multados pelo péssimo estado de conservação, sendo que o veículo "morreu" durante a gravação da Ponte do Brooklyn, pois a mesma não possui acostamento e atrapalhava o trânsito. Foram feitos consertos para que o veículo voltasse a funcionar, quando os mesmos eram realizados, foram maquiados alguns veículos para se parecer com o Ecto-1, ou até mesmo evitar imagens de frente, apenas focando os atores dentro do carro.
Houve também o Ecto-1A, em diferença ao modelo anterior (Ecto-1), nota-se com novos letreiros e equipamentos, faixas decorativas e adesivos anunciando o retorno, números de telefone e um enorme tanque no teto.
Com o término das filmagens, o veículo foi abandonado em um terreno da Columbia Pictures, até que uma equipe se encarregou da restauração em 2008. A viatura foi restaurada para que ficasse como no primeiro filme, pois a Columbia iria fazer um leilão. A mesma iniciou, mas logo cancelou pois os lances não passaram de US$ 20 mil. Para a apresentação do Ecto-1 revitalizado, Dan Aykroyd, que interpretava Ray Stantz, que ficou impressionado com a qualidade do serviço.
Cultura Ghostbusters
Miniaturas do modelo são bastante valorizadas, tendo uma grande variedade de marcas e tamanhos, de 1:64 a 1:18.
A empresa Lego fabricou blocos de montar baseado no Ecto-1, vindo também os bonecos de Venkman, Stantz, Egon e Winston.
A Hot Wheels fabricou um grande número de carrinhos do Ecto-1.
A nova 1:18 da hotwheels eh bem bacana mesmo, pena que custa os olhos da cara - aqui e nos USA :(
ResponderExcluir