Uma foto de um estranho Porsche 935 com uma bicicleta personalizada publicada no Jalopnik atiçou a curiosidade do pessoal no PorschePurist.com. Esta é a história por eles revelada sobre Jean Claude Rude e sua busca por um recorde de velocidade com uma bicicleta.
Quando eu vi pela primeira vez a foto no Jalopnik eu pensei “preciso descobrir a história por trás dessa foto.” Como não podia deixar de ser, é uma história interessante, e ainda conheci um esporte novo, o motor-pacing.
240 km/h é uma velocidade alta, em qualquer carro, seja ele um Porsche ou não. Imagine o que é andar a essa velocidade com uma bicicleta? Essa era a marca que Jean Claude Rude procurava alcançar em sua tentativa de recorde de velocidade com bicicleta em 1979 (na foto Rude segura a bicicleta).
Na época da tentativa de Rude, ele precisava atingir 206 km/h para superar o antigo recorde de 205 km/h estabelecido por Jose Meiffret em 1962. Usando um Porsche 935 bastante modificado, uma pista de alta velocidade em Wolfsburg, Alemanha (talvez uma pista de testes da VW?) e Henri Pescarolo como piloto (tetra campeão nas 24 horas de Le Mans), Rude queria estraçalhar o recorde e acreditava poder alcançar 240 km/h.
Como se pode ver, o Porsche foi modificado para que Rude pudesse se encaixar sob a traseira do 935 (repare no rolete mostrado nas duas fotos acima) e aproveitar um vácuo quase perfeito (que reduzia drasticamente a fricção e resistência do vento). Rude estava indo bem na busca de seu objetivo e na quebra do recorde quando o pneu em sua bicicleta explodiu a mais de 160 km/h. Miraculosamente, ele conseguiu controlar a bicicleta e viver para uma nova chance.
A partir daí a história se complica. Há relatos contraditórios sobre uma segunda tentativa (e até quem diga que Rude foi morto por um trem enquanto buscava o recorde), mas não pude encontrar nenhuma referência ou citações em lugar algum que confirmasse algo. Uma coisa é certa, a tentativa fez história e foi até mesmo capturada em uma miniatura 1:43 da Spark.
P.S.Sípoli: Preciso dessa miniatura!!! Mas U$110 é muita coisa...
Acredite ou não, é um esporte razoavelmente popular, conhecido como “motor-pacing” e o recorde atual é de impressionantes 269 km/h. 269 km/h! Nosso 911 T 1973 fica todo arisco acima de 180 km/h (sem o spoiler S à frente, fica a sensação de que o carro vai empinar para um backflip). Nem podemos imaginar qual a sensação de estar sobre uma dessas bikes.
A PorschePurist.com é um ponto de encontro para donos e fãs e Porsche interessados em carros, produtos e o estilo de vida associado com a marca alemã. Este texto foi republicado com permissão de seus editores.
Retirado de: Team Mcall USA, Jalopnik, ClubRoadster.net.
Acredite ou não, é um esporte razoavelmente popular, conhecido como “motor-pacing” e o recorde atual é de impressionantes 269 km/h. 269 km/h! Nosso 911 T 1973 fica todo arisco acima de 180 km/h (sem o spoiler S à frente, fica a sensação de que o carro vai empinar para um backflip). Nem podemos imaginar qual a sensação de estar sobre uma dessas bikes.
A PorschePurist.com é um ponto de encontro para donos e fãs e Porsche interessados em carros, produtos e o estilo de vida associado com a marca alemã. Este texto foi republicado com permissão de seus editores.
Retirado de: Team Mcall USA, Jalopnik, ClubRoadster.net.
Tinha visto no Jalopnik. Incrivel essa história. Detalhe pro tamanho da coroa da bike!! Aro 20 praticamente!
ResponderExcluirAinda ontem sai para pedalar, e na estrada passou um speedeiro louco no vacuo de um caminhão, o cara devia estar a uns 80km/h!
Deve ser louco demais andar tão rapido assim numa bike! O maximo que atingi foi uns 60km/h
esses loucos do passado contagiando pessoas do presente.....
ResponderExcluirTem louco pra tudo...
ResponderExcluirQuando moleque; consegui alcançar 78,2 Km/h numa bike.... andava com o velocimetro (digital ainda por cima) pra cima e pra baixo como um louco mostrando pra todos os colegas a super "marca" que havia alcançado....
ResponderExcluirAté o dia que a bateria acabou e a memória apagou-se....
Detalhe que eu não contava era como consegui tal "façanha".....
Fui pra casa de um primo que tinha 19 e já tinha carta; eu tinha uns 13; e saimos com a Chevy do meu tio...
Fomos a uma estrada vicinal; asfalto em condições medias; e amarramos uma corda na grade do vidro da chevy e eu fiquei segurando sendo rebocado....
Na primeira descida; meu primo sentou a bota; e quando chegou lá pelos 70 eu soltei a corda...
Na banguela e na descidona... cheguei quase nos 80 citados acima.... coisa de moleque doido... fiquei pensando agora se o pneu furasse... que merlin... que ia dar....
Mas voltando ao blog... esse Porsche ficou bem feiinho.... Não acha???
Só não entendi pq numa das fotos está com o numeral 1 e em outra com o 50??
Quanto mais feio mais bonito eu acho rsrsrs quanto aos números, foram várias tentativas... devem ser carros diferentes.
ResponderExcluir