terça-feira, 14 de maio de 2013

Lata velha 0km, procure informações no LatinNCAP antes de comprar o seu lixo zerinho...

Fonte: Folha de São Paulo

O jornal americano The New York Times publicou em seu site ampla reportagem da agência Associated Press intitulada "Carros feitos no Brasil são mortais".

A reportagem afirma que os veículos produzidos no País são feitos com soldas mais fracas, poucos itens de segurança e materiais de qualidade bem inferior aos dos fabricados nos Estados Unidos e na Europa

“O que acontece quando esses veículos vão para as ruas está se transformando numa tragédia nacional”, afirma a reportagem. A Associated Press é uma das agências de notícias mais antigas do mundo, fundada em 1846. Ela fornece noticiário para mais de 1,7 mil jornais e cinco mil emissoras de rádio e TV.

A alta taxa de mortalidade no trânsito no Brasil seria quatro vezes superior à americana, resultado da fragilidade dos modelos brasileiros. O artigo aponta que de cada cinco carros analisados no País, quatro não passariam em testes de colisão feitos por empresas independentes.

Em resposta ao polêmico artigo, as montadoras declararam que os automóveis brasileiros respeitam normas de segurança vigentes no Brasil. O número de mortes de motoristas e passageiros é atribuído por elas à má conservação de ruas e estradas.

Enquanto nos Estados Unidos a margem de lucro para as montadoras automotivas é de meros 3%, no Brasil seria de 10%, segundo o artigo. A diferença viria da economia com a qualidade dos produtos.

Outro número levantado chama à atenção: da última década para esta, subiu em 72% o volume de mortes no trânsito do Brasil. O artigo relaciona esse dado ao boom da classe média brasileira.

Em dez anos, 40 milhões de pessoas ascenderam das classes D e E à classe C. Nessas condições, a quantidade de gente comprando o primeiro automóvel aumentou. Assim, com mais motoristas de carros inseguros nas ruas, as mortes tendem a ser cada vez mais frequentes.

A reportagem da Associated Press ouviu Alexandre Cordeiro, representante do governo brasileiro, que admitiu a falta de equipamento de testes de impacto (crash-test) no governo federal e a necessidade de aperfeiçoamento da legislação relativa à segurança veicular.

6 comentários:

  1. Ganância, esse é o problema dos empresários brasileiros. Se bem que o povo é muito trouxa, vive comprando produtos de má qualidade ao invés de boicotar e ficar sem mesmo.

    ResponderExcluir
  2. AH! Os americanos não são tão perfeitos assim. Precisam do Lula para comentarista no NYT.

    Quadro comparativo das mortes por acidentes de trânsito
    http://www.mobilize.org.br/estatisticas/12/quadro-comparativo-das-mortes-por-acidentes-de-transito.html

    ResponderExcluir
  3. Paulo, tem um igualzinho ao do blog a venda no ML. Me parece em ótimo estado. Dá uma olhada. Me parece a versão americana.

    ResponderExcluir
  4. Ah, mas não tenho coragem não, a M3 cremogema tá de bom tamanho por enquanto, o sonho é um 911 usadão, quem sabe um dia...

    ResponderExcluir