sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Auto Union World Record Car - TypC 1937

Senhores, eu havia preparado 5 outros posts para serem publicados, mas não poderia deixar passar em branco, hoje faz 73 anos que Bernd Rosemeyer morreu em um acidente na Alemanha tentando quebrar o record de velocidade que instantes antes foi batido por Caracciola.

Auto Union TypC em Avus
Bernd entrou em seu Auto Union TypC 1937 e tentou romper a barreira de 432km/h alcançada por Caracciola, mas antes de Bernd partir para a pista Caraciolla avisa ao amigo que não iria fazer novas tentativas pois havia se assustado com as rajadas de vento ao longo da Autobahn.

Bernd Rosemeyer
Rudi Caracciola
Bernd sai e na primeira tentativa fica pouco abaixo da meta, retorna e os mecanicos revestem suas rodas para obter melhor aerodinamica, Bernd sai em nova tentativa e não consegue completar os primeiros 10km da pista, é atingido pela rajada de ventos, já que agora tem mais área de contato com o carro - lembram-se das rodas revestidas? - rajada essa que atira o carro de Rosemeyer para fora da estrada, o carro capota várias vezes e Bernd é encontrado morto ao pé de uma árvore.

Streamliner e seus mecanicos, ajudantes, chefes, pilotos...

Retrato do que teria sido uma das quebras de recordes por Bernd


O que sobrou do TypC

O Auto Union Type C era é um carro do conceito streamlined, ou seja aerodinamico, a versão tinha 6.0 litros, 16 cilindros e 520hp a 5.000rpm, Bernd atingiu seu record pessoal a incríveis 406,3 km/h ao longo do trecho Frankfurt-Darmstadt da Autobahn em outubro de 1937, Berbd virou uma lenda ao quebrar 15 recordes em 3 dias, o resto é resto.

2 comentários:

  1. Existe o outro Auto Union Typ C # 4 - 1936/1937. Interessante que nesta época a Alemanha vivia o boom nazista, e um dos seus trunfos rodoviários era a chamada Autobahn, que existe até hoje. E o fuca foi uma criação desta época, o chamado "carro do povo": wolksvagem.

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  2. O acidente foi em janeiro de 38. O recorde era do próprio Rosemeyer, batido em outubro de 37. A Mercedes não gostou de ter perdido o recorde em 37 e convenceu o governo para realizar uma outra semana de velocidade em janeiro de 38, um pouco antes do Salão de Berlim. Assim, a Auto Union só teve tempo para fazer algumas modificações, entre elas o carro teve vários adendos aerodinamicos, um motor mais forte e rodas maiores. A história do acidente é bastante controversa, há que diga que um painel lateral se soltou devido a altíssima pressão aerodinamica que ocorria em alta velocidade, ao mesmo tempo existiam as lufadas de vento que eram canalizadas entre um viaduto e o outro (a prova era numa estrada normal, que tinha vários viadutos passando por cima dela). O carro que ele morreu é o que aparece numa pintura que voce postou logo acima da foto do chassis todo quebrado. Repare que os paralamas dianteiros e traseiros receberam uma parte juntando os dois, os tais adendos aerodinammicos que falei. O recorde era homologado com 4 tentativas e em todas o carro tinha as tampas das rodas. Sem elas ele jamais chegaria a velocidade desejada. Li em algum lugar que eles acham que na hora do acidente o carro estava perto de 450 km/h! Este carro foi uma complicação só e a própria direção da fábrica fechou os olhos para as questões de segurança pois o que eles queriam eram mais velocidade, só isso. Não queriam perder para a Mercedes de jeito nenhum...e deu no que deu.

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