terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Dodge Charger Daytona 2006

Pessoal, para iniciar a escrever sobre esse carro vale antes uma confissão, sou simplesmente apaixonado por Dodges, tive dois nacionais, um dos 129 Charger R/T 1979 fabricados e um Dodge Dart 1973 completamente destruído.

Aqui outra confissão, quem escolheu a miniatura para este post foi minha esposa, essa e a próxima,  ela aliás me dá um apoio legal na coleção, aliás é unicamente dela que ganho miniaturas de presente, o resto da família me dá roupas... e o quarto das miniaturas foi escolha nossa e foi ponto decisivo na compra do nosso apartamento.

Bom voltando ao carro, é um Dodge Charger R/T Daytona 2006, mas de nada adianta falar dele sem falar de seu antecessor, o Dodge Charger Daytona 1970. O Daytona 1970 (que ganhará seu post a seu tempo) foi uma série especial dos Chargers lançada nos EUA para poder correr na Nascar, naquela época os carros da Nascar eram carros mesmo, nada de uma gaiola com motor e capa imitando um carro. Para participar da Nascar era preciso conseguir vender um mínimo de unidades para uso "civil", e a Dodge consegeuiu lançado no mercado um carro que viraria item de colecionador, e que hoje beira de US$1.000.000,00 em carros bem conservados.

Existe um irmão gêmeo do Daytona, que é o Plymonth Superbird.

O Daytona tinha motores 440ci, mas em apenas 70 dos 503 fabricados existiu o motor 426ci Hemi... quem me dera um fosse meu.



Plymonths e Dodges, semi identicos, diria que são gêmeos bi-vitelinos


Com o relançamento do Dodge Charger a dodge aproveitou e lançou uma série especial de 1850 unidades do Daytona, vi um de perto e me apaixonei, é duro ser pobre, se tivesse a grana teria arrematado na hora sem pensar. Apesar de o novo Charger possuir quatro portas, o que eu acho um sacrilégio com o nome Charger, eu me apaixonei pelo dodjão com suas 4 portas e porta-malas gigantesco, para quem tem filhos nada melhor, também entrei em um Mustang, um Challenger e um Camaro, cara que carros apertados nos bancos traseiros, de carros apertados bastam os meus pensei, que ótimo seria ter um Daytona 2008 pra mim com seus mega espaços.




Hoje em dia algumas empresas estão lançando séries modificadas dos Challengers novos, as vezes acho lindo e as vezes acho tosco, se eu tivesse um não modificaria, mas se tivesse muita grana, e mais de um, com certeza modificaria um para transformar em legítimo Dodge Daytona 2008 para deixar parecido com seus antepassados.




Como sempre a discussão sobre a miniatura fica para o próximo post.

3 comentários:

  1. Na terceira foto parece que aquele bico aerodinâmico é removível. Era mesmo, só para competição?

    ResponderExcluir
  2. Negativo, era fixo, mas era fixado na carroceria dos Chargers... por isso o encaixe.

    ResponderExcluir
  3. Você sabe quantos Dodge Daytona tem no Brasil? Não sei qual você viu de perto, mas sou proprietário de um Charger Daytona 2008 laranja, talvez seja o mesmo, o meu é o número 841.
    Por favor, me responda por email carloshenri@live.com

    ResponderExcluir