quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Chrysler Air Flow


O post de hoje é sobre o Chrysler Airflow, produzido pela Chrysler Corporation, de 1934 a 1937, o Airflow foi o primeiro grande carro americano fabricado tendo em mente o impacto da aerodinamica nos automoveis, ou um streamliner. Apesar disso ele foi um fracasso de vendas, e quanto mais fracassado mais raro, uma jóia para colecionadores, seja de carros ou seja de miniaturas.
Devido ao seu formato final o airflow ficou conhecido também como a Bala de Prata.
As bases do Airflow foram resultado da curiosidade do engenheiro Carl Breer's sobre como a forma afeta o movimento pelo ambiente. Ele teve sua curiosidade atiçada olhando a formação em V do voô de gansos, isso diz a lenda... e nos aviões miliares também, nessa eu acredito rsrsrs.
Streamliner... era moda.

A vida de engenheiro de Walter Chrysler, fundador da Chrysler Corporation se iniciou em 1911 quando ele se encontrou com James J. Storrow, um banquerio diretor da ALCO e executivo da General Motors. Storrow perguntou se Chrysler havia pensado alguma vez em fabricar automoveis, Chrysler foi um entusiastas (www.autoentusiastas.blogspot.com - não pude deixar passar) por 5 anos e ficou muito interessado com o questionamento. Storrow arrumou um encontro com Charles W. Nash, então presidente da Buick Motor Company, que estava procurando por um chefe de produção. chrysler havia trabalhado anos a fio em ferrovias... aceitou, teve uma boa carreira, otimizando diversas coisas na linha de produção.
Walter Chrysler e o Airflow em maquete

Em negociações de William C. Durant, que havia fundado a GM em 1908, e alguns banqueiros que haviam pego a GM, Chrysler acaba sendo contratado pela GM.
Chrysler fez da Buick um sucesso por anos, e deixou a presidencia da Buick em 1919. Recebeu US$10.000.000,00 de Durant.
Foi trabalhar na Willys ganhando US$1.000.000,00 por dois anos... afffffffffff... quando deixou a Willys em 1921 adquiriu uma parte do controle da Maxwell Motor Company e a transformou na Chrysler Corporation, em 1925... agora que já conhecemos um pouco da Chrysler, do seu fudnador e do carro... espero que tenham gostado.
Interior parecendo uma sala de cinema, reparem nos apoios cromados nos bancos, e as portas suicidas traseiras.
Estrutura do Airflow

2 comentários: