segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Camaro Baldwin Motion - História



O Baldwin-Motion Performance Group (1967-1974) foi uma parceria entre a Baldwin Auto Company, uma concessionária Chevrolet de pré-1920, e a Motion Performance, uma grande empresa do ramo da "velocidade", com uma reputação moldada em cima de vários Chevys muito rápidos. ambas de Long Island, NY.





A Baldwin Chevrolet era tocada por Ed Simonin, filho do fundador, August “Gus” Simonin, e o cunhado de Ed, Dave Bean. A Motion Performance começou a vida como um posto de serviço da Sunoco  no Brooklyn, NY em meados de 1950. Em 1963, depois da instalação de um dinamometro de chassis a empresa reviu seus conceitos... e em 1966,mudou para instalações próprias na 598 Sunrise Highway, Baldwin, NY.



Começando em 1967 e indo até 1974, a Baldwin-Motion oferecia pacotes SS (425-hp) e fase III (500-hp e mais) para os big-block dos Camaros, Novas, Chevelles, Corvettes e Biscayne Street Racer Specials, esses carros foram vendidos na Baldwin Chevrolet ou na Motion Performance, convertidos pela Motion e financiados e entregues pela Baldwin. Os carros fase III 427 e 454 vinham com uma carta onde poderia ser lido: "Quarto de milha  garantido ou seu dinheiro de volta" e mais "nós acreditamos tanto nos nossos fase III que garantimos no mínimo 120mph ou 11,5seg no quarto de milha em uma pista oficial da AHRA ou da NHRA”, nunca nenhum foi devolvido.



Os camaro dragster da Baldwin-Motion foram fabricados de 1967 a 1972, primeiramente foram pilotados por Joel Rosen, depois por Bill Mitchell e finalmente Dennis Ferrara, e eram consistentemente os donos dos recordes da AHRA e NHRA Modified Production.











Um comentário:

  1. Interessante, não conhecia a história ainda.
    Fortinhos os Camaros então... como diria Jeremy Clarkson: "POWER!!!"

    ResponderExcluir