Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Louis Alexandre Chiron foi um automobilista monegasco que ainda adolescente, interessou-se por carros e corridas. Mais tarde, durante o período entre-guerras, seria um importante piloto na era das corridas de Grandes Prêmios, antecedentes da Fórmula 1.
Louis Alexandre Chiron foi um automobilista monegasco que ainda adolescente, interessou-se por carros e corridas. Mais tarde, durante o período entre-guerras, seria um importante piloto na era das corridas de Grandes Prêmios, antecedentes da Fórmula 1.
Foi piloto mais velho a disputar uma prova, na história da Fórmula 1, Louis Chiron, que tinha 55 anos, 9 meses e 19 dias de idade, quando correu o GP de Monaco de 1955.
Disputou a primeira corrida do Campeonato Mundial de Fórmula 1 de 1950 e, ao se despedir em casa aos 58 anos, no Grande Prêmio de Mônaco de 1958, tornou-se o mais velho piloto a entrar em um GP na principal categoria do autobilismo mundial. Antes, já havia se tornado o mais velho a largar, quando o fez no Grande Prêmio de Mônaco de 1955 (tinha 55 anos e 292 dias), recorde que permanece até os dias atuais e que dificilmente será quebrado.
Principais vitórias na carreira
Grande Prêmio da Itália: 1928
Grande Prêmio de Roma: 1928
Grande Prêmio de Marne: 1928
Grande Prêmio da Espanha: 1928, 1929 e 1933
Grande Prêmio da Alemanha: 1929
Grande Prêmio da Bélgica: 1930
Grande Prêmio da Tchecoslováquia: 1931, 1932 e 1933
Grande Prêmio da França: 1931, 1934, 1937, 1947 e 1949
Grande Prêmio de Nice: 1932
Grande Prêmio de Marselha: 1933
24 horas de Spa: 1933
Grande Prêmio do Marrocos: 1934
Grande Prêmio de Comminges: 1947
Grande Prêmio da Itália: 1928
Grande Prêmio de Roma: 1928
Grande Prêmio de Marne: 1928
Grande Prêmio da Espanha: 1928, 1929 e 1933
Grande Prêmio da Alemanha: 1929
Grande Prêmio da Bélgica: 1930
Grande Prêmio da Tchecoslováquia: 1931, 1932 e 1933
Grande Prêmio da França: 1931, 1934, 1937, 1947 e 1949
Grande Prêmio de Nice: 1932
Grande Prêmio de Marselha: 1933
24 horas de Spa: 1933
Grande Prêmio do Marrocos: 1934
Grande Prêmio de Comminges: 1947
Como diria meu saudosissimo amigo João Queiroga: "esse capacetinho de couro era só para não espalhar os miolos no chão"...
Gosto dessas rodas de Bugatti, acho elas lindas, numa época em que as rodas costumavam ser apenas raiadas.
ResponderExcluir