A marca italiana Ferrari foi fundada por Enzo Ferrari em 1947 mas remonta a 1929, quando Enzo fundou a Scuderia Ferrari.
Enzo e Dino Ferrari |
Enzo Ferrari começou trabalhando para a Alfa Romeo em 1920 como piloto de competição, ficando depois responsável pela divisão de competição, a Ferrari.
Uma das imagens de marca da Ferrari é a sua cor “rosso corsa” (vermelho de corrida), apesar de que sua cor oficial é Amarelo Modena.
Durante a WWII a Alfa Romeo é absorvida pelo governo que a utilizada como porta-estandarte. A Scuderia Ferrari estava impedida de ingressar em competições e passa a construir acessórios para aviões e peças para máquinas.
Com o final da WWII e queda do regime de Mussolini, é finalmente fundada a marca Ferrari, com o lançamento do seu primeiro modelo de estrada em 1947. O modelo é a Ferrari 125 Sport com um motor V12 de 1500 cc.
Em 1951 a Ferrari consegue a sua primeira vitória na F-1 e em 1956 Juan Manuel Fangio ganha o campeonato mundial ao seu volante. Esse foi infeliz para Enzo Ferrari com a morte do seu filho Dino.
Fangio e sua Ferrari |
Em 1961 os tempos começaram a ficar difíceis para a Ferrari, depois de conflitos internos que levaram à saída de vários membros da direção. Mesmos com seus problemas a Ferrari conseguiu alcançar um grande número de vitórias em competição e elevar o seu nome.
A Ford tentou comprar a Ferrari, tendo em vista as competições mas essa tentativa falhou com o resmungão Enzo achando um absurdo as propostas da Ford quanto ao poder frente a divisão de competições, com a ruptura das conversas a Ford cria o Ford GT40 que conseguiu acabar com o domínio da Ferrari nas 24h de Le Mans.
Ford GT40 em Lemans |
Com a falta de acordo entre Ford e Ferrari não restou outra saída a Enzo a não ser vender a mesma para a Fiat em 1969.
Em comemoração aos 40 anos de Ferrari, é lançado a F40, sendo esse o carro de estrada mais rápido do mundo até a altura, e na opnião deste humilde blogueiro: o mais lindo, charmoso, maravilhoso e magnifico já lançado até hoje.
Ferrari F-40 |
Em 1988 Enzo Ferrari morre com a idade de 90 anos e a Ferrari continuou a alcançar grandes feitos nas competições, conseguido vencer a F-1, na categoria de construtores, de 1999 até 2004 com Michael Schumacher, e não para por aí, venceu também com Kimi Haikonnen e vai vencer muito mais, fazer mais carros magnificos e povoar os sonhos de muito mais moleques, assim como fez comigo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário