segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Mazda e seus Wankels

Um regresso ao passado

Anos 20


Jyujiro Matsuda funda a empresa em 1920 com a designação Toyo Cork Kogyo Co., Ltd.

Anos 30

A Mazdago, uma motocicleta de três rodas, começa a ser produzida em 1931.



O primeiro logótipo da Mazda surge em 1934. O nome se origina de Ahura Mazda, um deus antigo. Além disso, também tem uma sonoridade semelhante à do nome do fundador.

Anos 60







No site da Mazda esse modelo da foto acima aparece como sendo o R360 Coupé 1960, mas não me parece ser verdade, o R360 Coue 1960 é esse de baixo.



O primeiro automóvel, o Mazda R360 Coupé de duas portas, é lançado em 1960.

O Mazda Carol de quatro portas surge em 1962.

Em 1963, é construído o milionésimo automóvel.

O primeiro veículo com motor rotativo, o Mazda Cosmo Sports 110S, é lançado em 1967. A partir desta altura, o motor rotativo desempenha um papel fundamental na história da Mazda.

No mesmo ano, inicia-se a exportação em larga escala para a Europa.

Anos 70



Em 1970 inicia-se a exportação para os EUA.

São lançados vários novos modelos nesta década. Entre os que ajudam a estabelecer a reputação encontram-se os lançamentos de 1977 do Mazda Familia (323) e do Mazda Capella (626).

Em 1972, o automóvel número 5 milhões sai da linha de produção. No ano seguinte, o total das exportações supera 1 milhão de unidades.

Em 1975, o logótipo com o nome Mazda faz a sua estreia.

Anos 80



Em 1981, é fundada a Mazda, Inc. (América do Norte) e a actual Mazda Motor Europe (Europa).

Em 1984 vira Mazda Motor Corporation. No ano seguinte, a produção total até à data alcança os 10 milhões de automóveis.

Em 1986, 1,5 milhões destes automóveis são veículos com motor rotativo. E em 1987, o total de veículos duplica para 20 milhões.

A Mazda B2500 é lançada em 1985, sendo um de vários veículos novos.

Em 1987, inicia-se a produzir nos EUA, em Michigan.

E em 1989 acontece algo muito especial: o Mazda MX-5 é apresentado pela primeira vez, no Salão Automóvel de Chicago.

Anos 90



A Mazda vence as 24 Horas de Le Mans em 1991 com o Mazda 787B. Foi a primeira vitória de um construtor japonês na competição e a única vitória alcançada por um motor rotativo.

Em 1992 foram adotadas as normas ambientais globais da Mazda ("The Mazda Global Environmental Charter").

Em 1994 vira o primeiro fabricante automóvel japonês a obter a certificação ISO 9002.

Em 1996 obtem a certificação ISO 9001, a norma de qualidade mais elevada. Mais uma vez, somos pioneiros entre as marcas japonesas.

O logótipo actual é introduzido a partir de 1997.

Em 1999, o Mazda MX-5 número 500.000 sai para a estrada.

Anos 2000

Em 2002, a expressão "Zoom-Zoom" é escolhida como a representação da essência da nossa marca.

Em 2003 surge a primeira versão de série do Mazda RX-8. O seu motor RENESIS vence o prémio de "Motor do ano" em 2003 e 2004.

Em 2004 é comemorado os 25 anos de parceria com a Ford.

Em 2005 é lançada uma nova versão do roadster mais vendido em todo o mundo, o Mazda MX5.

História retirada do site da própria Mazda: http://www.mazda.pt/aboutmazda/ourhistory/

Os motores Wankel

Os motores Wankel da Mazda foram chave para seu sucesso, surgiram em 1967 esquecendo tudo que estava relacioando aos motores a pistão eles revolucionaram o motor, venceram Lemans e equiparam o Mazda RX-7

O motor Wankel contém um (ou mais) cilindro que gira em uma camara ovalada, tendo em um ciclo os 4 tempos... seria a revolução dos 4 tempos? Melhor que os 2 tempos? Seria 1 tempo?



Um comentário:

  1. Não Troco meu Mazda Protegé 95 por carro algum...Abraços...

    ResponderExcluir