quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

A história da VW

Adolph Hitler - "idealizador" do Fusca
 É complicado explicar a história da VW, por que antes da WWII ela sequer existia, mas seu carro de maior sucesso sim, o Fusca, após a WWII a VW surge produzindo o projeto da KDF. A KDF era uma empresa controlada pelo governo alemão, com um projeto ambicioso de Adolf Hitler em desenvolver um carro novo, econômico e popular. Os desenhos foram elaborados por Ferdinand Porche e o carro foi batizado inicialmente de KDF Wagen.

Ferdinand Porsche

Mais conhecido no mundo como Volkswagen, que em alemão significa “Carro do Povo” e  no Brasil, o carro ficou conhecido pelo nome Fusca.
O primeiro projeto da VW, o Fusca, tornou-se o carro mais popular do século XX, e alcançou sucessos de vendas no mundo inteiro, depois de ter conquistado o mercado norte–americano. 


Inicialmente, os EUA rejeitaram o Fusca por preferirem suas enormes banheiras, e  também rejeitavam a VW por ter sido ligada ao nazismo alemão.
A sede mundial da Volkswagen fica em Wolfsburg, Alemanha e o grupo dono da VW também é proprietário das marcas Audi, Bentley, Lamborghini, Seat e Skoda.

A Volkswagen se instalou no Brasil, em 23 de março de 1953 e possui atualmente cinco fábricas.

3 comentários:

  1. Em 1937, é criada uma empresa estatal para a fabricação dos automóveis desenvolvidos por Porsche, cujo capital inicial de 50 milhões de marcos foi proveniente do Sindicato Trabalhista Alemão e de um de seus departamentos, a KdF - Kraft durch Freude (Força pela Alegria), o que originou o nome original do fusca, o KdF-Wagen.
    ver em: http://www.fusca.110mb.com/historia.htm

    ResponderExcluir
  2. Sentado à mesa de um restaurante em Munique, no verão de 1932, Hitler projetou o protótipo do que viria a ser o grande sucesso de design do Beetle (besouro) conhecido como Volkswagen (literalmente, o "carro do povo").

    Em uma época onde só a elite econômica possuía carros, Hitler acreditava que todas as pessoas deviam ser capazes de possuir um carro e, adicionalmente, pensava que um design inteligente podia permitir a confiabilidade, o prazer, e as viagens de férias. O nome dado ao carro em 1938 foi Kraft durch Freude (Força pela Alegria , literalmente, "força através da alegria").

    Hitler deu a seu projeto para o chefe da Daimler-Benz, Jakob Werlin e salientou a sua importância. "Leve com você (o desenho) e fale com pessoas que entendem mais sobre ele do que eu. Mas não se esqueça. Eu quero ouvir de você em breve, sobre os detalhes técnicos."
    Ver em:
    http://strangevehicles.greyfalcon.us/HitlerKDF.htm

    ResponderExcluir
  3. Der im Zweiten Weltkrieg hauptsächlich produzierte Kübelwagen _ Na Segunda Guerra Mundial produziu principalmente jeep
    Real:
    http://de.wikipedia.org/w/index.php?title=Datei:VW_Kuebelwagen_1.jpg&filetimestamp=20050703155250

    Réplica
    http://3.bp.blogspot.com/_yteN3weIWrI/R4jPae5XsUI/AAAAAAAAAU8/rLNQJ8T237A/s1600-h/Volkswagen+1.jpg

    ResponderExcluir