domingo, 6 de fevereiro de 2011

Mitsubishi - História, mais um carro de Velozes e Furiosos I

Mitsubishi

No século XIX, o jovem Yataro Iwasaki trocou a sua aldeia natal pela cidade de Osaka, onde se tornou um perspicaz negociante de arroz. Mudança de rumo. Fundou uma companhia de navegação com 3 velhos barcos a vapor, que estiveram na origem do logo Mitsubishi. Os 3 barcos passaram rapidamente a 30, tornando-se a maior companhia marítima do Japão. Ao longo dos anos a Mitsubishi ampliou suas atividades, atuando também na construção naval, na exploração mineira e na indústria. Atualmente, é uma corporação que conta com mais de 40 grandes empresas independentes, mas partilhando a cultura e a história da Mitsubishi.

A origem da Mitsubishi aconteceu em 1917, ano da produção de seu primeiro modelo de série, com o Mitsubishi Model A. Desde o início a companhia se mostrou inovadora, apostando em novas tecnologias, sendo a primeira a desenvolver motores a diesel e veículos 4x4 no Japão. Na década de 70 surge a Mitsubishi Motors, com operação independente. Começa também sua história nas pistas de rali que dura até hoje, arrebatando prêmios em todo o mundo com o Galant e o Lancer.

A partir da década de 90 entra em cena o brilho dos Pajeros no Rally Dakar, e seu sucesso nas ruas de todo o mundo.

História tirada do site da própria Mitsu: http://www.mitsubishimotors.com.br

Eclipse

Eclipse é um modelo esportivo de quatro lugares (2+2) da Mitsubishi Motors, criado em parceria com a Chrysler em 1989, resultando em mais dois carros, Plymouth Laser e Eagle Talon.



O Eclipse ainda é um dos ícones de esportividade/preço baixo, principalmente nos Estados Unidos. No Brasil é mais raro mas não deixa de ser exótico.

O Eclipse se popularizou no Brasil com os jogares de Futebol, juntamente com as Cheeroke, todo jogador ou tinha cheeroke ou um eclipse, dos quadradinhos, feiozinhos de 1991... dizem que seu sucesso veio depois do sucesso do filme Velozes e Furiosos onde o protagonista do filme possuia um Eclipse 1995 verde, mentira, o Dener da Portuguesa morreu em um Eclipse enquanto se dirigia a um treina de futebol.

Mesmo com o lançamento do novo Eclipse G3 e G4, o antigo G2 ainda é popular, e o mais conhecido. Existem 4 gerações do Eclipse, a primeira lançada em 1989 é chamado de G1, um carro quadrado, produzido até 94, o novo Eclipse G2, ficou mais robusto e mais potente, esse modelo sofreu alteracões em 98, ganhou novos parachoques dianteiros e traseiros, máscara negra nos faróis dianteiros e um aerofólio maior. Em 2000 aparece G3, infelizmente ele fracassa nas vendas e em 2005 a 4ª geração chega e tenta reerguer as vendas do Eclipse, essa geração está em produção nos dias atuais, é dotada de um motor MIVEC 3.8L aspirado que gera um total de 267cv de potência.




Nenhum comentário:

Postar um comentário