O sonho do automóvel “A Carruagem sem cavalos”, é talvez tão antigo quanto a própria humanidade. Citado no velho testamento, concebido em baixos relevos Gregos e Romanos, ele só se tornaria realidade em 1886, graças a Gottlieb Daimler e Karl Benz, reconhecidos como os verdadeiros pais do automóvel.
Os primeiros anos
Karl Benz |
Karl Benz nasceu em 25.11.1844, filho de um condutor de locomotivas em Karlsruhe. O pai morreu apenas dois anos depois do nascimento de Karl. Apesar dos limitados recursos financeiros a mãe tratou de dar-lhe uma boa educação.
Karl Benz freqüentou o ginásio e estudou depois na Escola Politécnica de Karlsruhe. Conseguiu seu primeiro emprego em Mannheim numa fábrica de balanças como desenhista e construtor. Quando perdeu seu emprego em 1868, ele foi para uma fábrica de máquinas, que se dedicava à construção de pontes. A este emprego seguiu-se uma temporada em Viena, também numa firma construtora de aço.
Gottlieb Daimler |
Depois de uma temporada na França, onde adquiriu experiência prática na construção de máquinas, ele freqüentou de 1857 a 1859 a Escola Politécnica de Stuttgart. Após diversas atividades técnicas na França e na Inglaterra ele conseguiu, em 1862, uma posição como desenhista em Geislingen.
No fim de 1863 Daimler começou a trabalhar como inspetor de oficina da Fábrica de Máquinas Bruderhauses, em Reutlingen, onde conheceria, em 1865, Wilhelm Maybach.
Em 9 de novembro de 1867 casou-se com Emma Kurtz de Maulbronn. Em 1869 trabalhou como gerente de oficinas da Companhia Construtora de Máquinas Karlsruhe e em 1872 transferiu-se para Otto & Langen como gerente técnico da Fábrica de Motores Deutz, onde conheceria o motor Otto de quatro tempos.
Depois de divergências com a direção da empresa, ele deixa a Deutz, em meados de 1882.
O Rei dos construtores
Wilhelm Maybach |
Wilhelm Maybach nasceu em 09 de fevereiro de 1846, em Heilbronn e lá cresceu com cinco irmãs. A família mudou-se mais tarde para Stuttgart. Com dez anos de idade ele ficou órfão. Na Irmandade de Reutlingen ele freqüentava a escola. O fundador e diretor da irmandade reconheceu muito cedo o talento técnico do garoto e o incentivou.
Em Reutlingen ele também conheceu Gottlieb Daimler, em 1865. Maybach formou uma grande amizade com Daimler cultivada até a morte de Daimler. Com Daimler ele foi para Karlsruhe em 1869 e depois para a fábrica de motores Deutz. Ali inspirado, ele queria construir um motor de combustão leve, de alta velocidade, adequado para veículos na água, na terra e no ar.
Depois que Daimler deixou a fábrica de motores Deutz, devido a divergências com a direção da empresa, em meados de 1882, Wilhelm Maybach seguiu-o para Cannstatt para ali desenvolver o motor de combustão leve, de alta velocidade.
Em suas pesquisas de grande abrangência, Maybach descobriu uma patente do inglês Watson que descrevia uma ignição não controlada de tubo incandescente - um importante pré-requisito para altas rotações.
Ao motor horizontal de 1883, seguiu-se o assim chamado "Relógio de pé", um motor com cilindro vertical, adequado à montagem em veículos.
Em 1885, uma motocicleta de madeira, e no ano seguinte uma carruagem com o novo motor montado. Mas, Maybach não se contentava em simplesmente construir motores para carruagens.
A invenção que resultou dali foi o carro de rodas de aço. Com este veículo Maybach também incorporou o mérito de ter introduzido a transmissão dentada na construção automobilística.
Apresentado na Feira Mundial de Paris de 1889, o carro das rodas de aço proporcionou o estímulo para a formação da indústria automobilística francesa.
Quando Daimler fundou a Daimler-Motoren-Gesellschaft com Duttenhofer e Lorenz, em novembro de 1890, Maybach deveria ser nomeado construtor chefe, mas devido a condições contratuais inaceitáveis, ele se retiraria da firma já em fevereiro de 1891.
Seguiu-se um ano e meio de atividade construtiva que ele realizou em sua casa; no outono de 1892 começaram os trabalhos de desenvolvimento financiados por Daimler no Hotel Hermann, que incluíram desenvolvimentos marcantes como o carburador com bicos injetores e o motor Phönix, bem como melhoramentos detalhados do acionamento por correias.
Em 1895, por influência do industrial inglês Frederick Simms, Maybach voltaria mais uma vez para a DMG, como diretor técnico. Ali ele desenvolveu a seguir o refrigerador de tubos com ventilador, mais tarde o radiador de colmeia. Além disso, o "Rei dos Construtores" como era chamado pelo franceses, desenvolveu o primeiro motor automobilístico de quatro cilindros, e nos anos 1896/1899 projetou uma geração de cinco tipos de motores entre 6 e 23 HP.
O mundialmente famoso símbolo da Mercedes-Benz teve um início profético. Representando a triplicidade das atividades da Daimler, fabricante de motores para uso em terra, mar e ar, a estrela de três pontas foi adotada como logotipo em 1909, após a morte de Gottlieb Daimler. Foi inspirada numa figura que ele havia desenhado num postal, o qual remeteu à sua esposa com o seguinte comentário: um dia essa estrela brilhará sobre a minha obra. Ao longo dos anos, o símbolo passou por várias alterações. Em 1923 foi acrescentado o círculo. E três anos depois, com a fusão das empresas Daimler e Benz, foi incluída a coroa de louros, do logotipo da Benz. A forma definitiva foi adotada em 1933 e desde então se mantém inalterada.
O início
Em 1871 Karl Benz fundou junto com o "mecânico" August Ritter sua primeira firma em Mannheim. Como Ritter não era um sócio confiável, Karl Benz pagou a ele com a ajuda de sua noiva Bertha Ringer e continuou com a empresa sozinho.
Em 1872 Bertha Ringer e Karl Benz casaram-se. Mais tarde, Bertha seria crucial para o sucesso da jovem empresa. Ela realizou a primeira viagem de longa distância do mundo, transformando-se na primeira automobilista feminina da história. Karl e Bertha tiveram juntos cinco filhos.
No início os negócios de Karl Benz iam muito mal. Sua "Fundição de Aço e Oficina Mecânica", mais tarde conhecida como "Fábrica para Máquinas de Trabalhar Chapas" experimentou a penhora de ferramentas.
empresa Benz & Co.
Benz conseguiu no mesmo ano apoio financeiro dos investidores Max Rose e Friedrich Wilhelm Esslinger. Em outubro de 1883 fundaram a firma "Benz & Co. Rheinische Gasmotoren-Fabrik".
A empresa expandiu-se rapidamente para 25 trabalhadores e até licenças para a construção de motores a gasolina podiam ser vendidas. Benz podia dedicar-se sem problemas ao desenvolvimento de seus motores automobilísticos. Assegurado financeiramente, ele começou com a construção de um veículo de concepção própria, ao qual integraria seu motor de quatro tempos a gasolina, em contraposição à Daimler que montava seu motor numa carruagem adquirida externamente.
Em 1886 ele recebeu uma patente pelo veículo e introduziu seu primeiro "veículo Benz motorizado e patenteado" ao público. Nos anos 1885-1887 foram montados ao todo três versões dos triciclos:o modelo 1, que Benz doou ao Museu Alemão como presente em 1906; o modelo 2 que foi várias vezes modificado e finalmente o modelo 3 com rodas de raios de madeira, que Bertha Benz também utilizou para sua primeira viagem de longa distância.
A demanda crescente por motores estacionários exigiu a mudança da Benz & Co. para instalações produtivas maiores.
Em 1890 a "Rheinische Gasmotoren-Fabrik", com a admissão dos novos sócios Friedrich von Fischer e Julius Ganss, transforma-se na segunda maior fábrica de motores da Alemanha.
Em 1893 Karl Benz introduziu a manga da barra da direção na construção de veículos pesados e em 1896 ele desenvolveu o Contra-Motor, ancestral dos atuais motores boxer (de cilindros antagônicos).
Maior fabricante automobilístico do mundo
O desenvolvimento para números produtivos maiores a Benz & Co. conseguiu com o "Velo". Um automóvel leve, de preço acessível que foi produzido de 1894 a 1901. Este automóvel, pelo número de 1200 veículos produzidos, pode ser considerado o primeiro automóvel produzido em série.
Na virada do século a Benz & Co. se transformaria no maior fabricante automobilístico do mundo.
Em 1899 a firma seria transformada numa sociedade por ações. Ao lado de Karl Benz, Julius Ganss se tornaria membro do conselho responsável pelas atividades comerciais.
s últimos anos
A partir de 24.01.1903 Karl Benz retirou-se da vida ativa da companhia, passando a fazer parte do conselho de administração. Sua saída baseou-se no fato da alta administração ter contratado um grupo de construtores franceses para a fábrica de Mannheim, para fazer frente à concorrência da Mercedes, com produtos equivalentes. Isto, contudo, acabou criando disputas internas.
Com Karl Benz sairam também seus filhos Eugen e Richard; Richard, contudo, voltaria em 1904 como gerente de vendas da divisão de automóveis de passageiros. Até o fim daquele ano foram vendidos 3480 automóveis Benz.
Em 1906, Karl Benz fundou a companhia Carl Benz Söhne, em Ladenburg, cujos proprietários eram Karl Benz e seu filho Eugen. Depois de ter falhado o novo negócio com a fabricação de motores de exaustão a gasolina, eles mudaram-se para lá com a construção de veículos e eles produziram, em 1923, 350 veículos "Carl Benz Söhne". A família tinha também, nesse meio tempo, mudado seu domicílio para Ladenburg.
Em 1912, Karl Benz retirou-se da atividade, deixando seus dois filhos na direção. A empresa expandiu seus negócios e diversificou suas atividades, como por exemplo a exportação para a Inglaterra, onde os veículos "Benz Söhne" desfrutavam de grande popularidade, especialmente na aplicação de taxís por sua grande confiabilidade.
Em 1923, o último veículo foi produzido, embora um ano mais tarde ele tivesse montado ainda dois veículos de 8/25 HP, que Karl Benz utilizou como veículos privados e de uso comercial. Ambos os veículos existem até hoje.
Contrariamente a Gottlieb Daimler, que morrera já em 1900, Karl Benz pôde conviver com o grande progresso da motorização e desfrutar de seus resultados.
Karl Benz faleceu em 04 de abril de 1929, em sua casa em Ladenburg. Hoje esta casa transformou-se na Fundação Karl Benz e Gottlieb Daimler, como sede da fundação sendo também utilizada como centro de eventos.
História retirada do site da Mercedes Benz: http://www.mercedes-benz.com.br/Interna.aspx?categoria=96&conteudo=11553
Mercedes Benz, longa vida e muito brilho a esta magnifica estrela...
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