quarta-feira, 20 de abril de 2011

Horacio Pagani, história

Nacido na Argentina, Horacio Pagani sempre pensou em construir carros. Enquanto alguns muleques brincavam com miniaturas - eu inclusive - ele desenhava e modelava seus próprios carrinhos.

Se tornou famoso ao fazer seu Fórmula 3 para a equipe oficial Renault, e sua notoriedade aumentou como engenheiro e designer, seus grandes ídolos como Oreste Berta e Juan Manuel Fangio, se tornaram seus consehleiros.



Seu amor pelas criações de Bertone e Lamborghini o levou a Modena na Itália. Para trabalhar na Lamborghini aceitou o emprego de faxineiro, onde varria o pátio da fábrica. Cresceu na empresa e já como designer ajudou a desenhar o Diablo P140.

Percebeu que o futuro seria dos materiais compostos e tratos de fundar a Horacio Pagani Composite Research que, é claro, contou com a Lambo como cliente.

Alguns anos depois Pagani já pensava em contruir seu próprio carro, o superesportivo Fangio e em 1992, o próprio Fangio apresentou a Pagani o Dr. Dieter Zetsche, da Mercedes, que aceitou fornecer o motor V12 para o carro.



Infelizmente Fangio morreu e em respeito a sua memória Pagani alterou o nome do carro para Zonda.



O chassis e carroceria usam tecnologia da F-1, com materiais compostos.

Depois do Zonda veio o Hyaria... esse ainda estreando no mundo!


3 comentários:

  1. Em vez da lancha do Falcon, pode me dar aquela ali de cima que eu aceito!

    Em julho de 1995, Juan Manuel Fangio morreu vítima de insuficiência crônica renal aos 84 anos. Por que infelizmente? Hoje estaria com 100 anos com que saúde?

    ResponderExcluir
  2. Pessoas como ele deveriam ser imortais, infelizmente morrem.

    ResponderExcluir
  3. NÃO SENHOR!!! Pessoas como eu é que deveriam....

    ResponderExcluir