Texto e figuras retirados de: http://www.autoclassic.com.br/autoclassic2/?p=7354
Pena eu não ter NENHUMA miniatura de Bentley na escala 1/18, são caríssimas.
The Bentley Boys – Coluna de Luis Cezar (abril 2010)
Eu já escrevi sobre estes boys, quando tratei sobre a marca Bentley, mas apenas citei esta passagem esportiva e não entrei em detalhes. Daria um grande filme a passagem destes caras no mundo das corridas – esses boys corriam de moto, avião, contra trem e de Bentleys em Brooklands e nas 24 Horas de Le Mans. Vou tentar fazer um resumo da ópera (ainda vou agregar outras histórias e fotos).
Bentley de 1929 – 4.5 litre supercharged – pilotado pelo Birkin’s Team – se transformou num ícone.
Alguns afirmam que tanto para montadora Bentley, como para os pilotos destes carros, havia um misto de drama e aventura, aliado a esse sentimento uma sensação de prestígio pela qualidade do carro produzido, assim como, pelas vitórias alcançadas – mas para os Bentley Boys, verdadeiros sportsmen liderados pelo incansável Woolf Barnato, o sentimento era hard and fun driving on the track. W.O. Bentley – fundador da empresa, era um entusiasta do esporte a motor, mas nem sempre tinha disposição para enfrentar horas ao volante de um carro – o que ele fez pessoalmente algumas vezes. Surgiram, então, os chamados “Bentley Boys”, pilotos amadores, na maioria aventureiros endinheirados, que não corriam pelo pagamento, mas pelo amor ao esporte – e pela inegável prova de coragem. Os Bentley Boys era um grupo de gentlemen racers, na maioria deles oriundos da classe rica inglesa, que pilotavam o pesado Bentley nos anos 20/30. A montadora teve momentos de glória, com a entrada do Bentley Boy Woolf Barnato, criador aliás do famoso carro Supercharged Bentley Blower. O grupo de corredores, não se fixava em 4 ou 6 membros, mais ativos eu diria, mas a 15 membros – e acredite, tinha mulher no meio dos Boys.
Deixa eu explicar melhor o caso das mulheres – elas não eram consideradas parte do grupo – havia duas na verdade: uma delas era a lindinha sardenta da Hon. Mrs. Victor Bruce, que era uma inglesa de olhos verdes cor do mar, com muita atitude, atrás de um volante de um Bentley 3 litros e depois, de um de 4 litros e meio (corria antes de casar e participou de corridas importantes em Brooklands, recém casada). Ela corria antes dos Bentleys com um A.C. cream and aluminium. Sim – ela tem nome: Mary Petre, que casou com o Victor Austin Bruce em 1926, logo depois dele ganhar o Rallye de Monte Carlo. Ela chegou a estabelecer recorde em 1929, em single-handed driving for twenty-four hours, em Montlhéry. Em 1927 ela e o marido, fizeram uma prova de endurance na França, cobrindo 15.000 milhas, em 147 horas. Ela bate o recorde com um Bentley 4 1/2 na classe C, em 1929, nas 24 horas de Montlhéry. Em 1927 ganha a Coupe des Dames no Monte Carlo Rallye. Foi piloto de teste, atravessou o Atlântico sem parar, bateu recordes no ar, no mar e na terra – e ainda, quando resolveu comprar um Bentley (ali na Berkley Square), parou na Bond Street, comprou um jaqueta de couro azul e um colar de pérolas (ela adorava pérolas, tanto é que corrida com um colar), e foi comprar um Bentley, pedindo para pintar da cor da jaqueta… Dava um filme… Morreu aos 90 anos em 1990.
Mildred Mary Petre e seu Bentley nas 24 horas – O mais impressionante, é que ela deu a volta ao mundo num avião, em pleno anos 20.
A outra mocinha era mais feia, mas tinha uma grana… Tratava-se da Hon. Dorothy Wyndham Paget, filha do Lord Queenborough e a americana Pauline Whitney (uma das grandes fortunas do leste dos EUA), nascida em 1905. Uns acham que ela era excêntrica, outros dão uma conotação mais sexual para a atuação dela. Ela bancou 3 Bentley de 3 Boys distintos, mas gostava mesmo de dar £££ ao Capitan Birkin. Ela gostava dos cavalos, mas se interessou pelos Bentley Boys (ou por um deles). Quando Birkin morreu, ela ficou com o Bentley dele – e nunca o vendeu (morreu em 1962).
Birkin no Bentley bancado pela Paget – que depois, foi dela e ela nunca vendeu Série dos carros utilizados pelos Bentley Boys – W.O. Bentleys
Produção normal dos Bentleys
O carro preferido pelos Bentley Boys não era o 3 litros nem do de 61/2 litros, mas o setado para Le Mans de 41/2 litre de 1928 (AT5) e o de 1929 (AT4). Era um carro fenomenal. Eu tive a oportunidade de fazer uma manobra num carros destes de 1931, na oficina do Jack Barclay (que tem sua loja localizada no ponto de encontro dos Bentleys no número 18, na Berkeley Square, Mayfair, Londres – aliás, é um dealership da Bentley/Rolls e Bugatti). É coisa para macho e macho que não tenha bursite. É um bloco de mais de duas toneladas, mas o som do compressor é algo que nunca mais se esquece. Fantástico.
Na verdade foram fabricados apenas 25 carros de 4 1/2 para as pistas, durante toda a sua produção que foi de 1927 a 1931. Havia motor de 3 litros a 6 1/2 litros, mas a melhor fórmula foi a de 4 1/2 litros. Este primeiro carro setado para as pistas era chamado pelos Bentley Boys de “Old Mother Gun”, que estreiou na prova ocorrida em junho de 1927 – esse carro levava o número 1, pilotado pelos Bentley Boy Clement e seu co-driver Callingham. Foi batido o recorde de 73.4mph, antes da porrada (chamada pelos ingleses de Drama – White House Crash), com o Old Mother Gun e o Bentley de 3 litros (número 2), de Duller e D’Erlanger (os Bentley Boys Davis e Benjafield pilotavam um 3 litros de número 3). O Old Mother Gun, participou em agosto de 1927, no Grand Prix de Paris em Montlhery, sendo pilotado pelos Bentley Boys Clement e Duller, ganhando a corrida com velocidade média de 51.99mph! Nas 6 horas de Brooklands, em maio de 1928, o Old termina em oitavo com média de 70.35mph. Em Le Mans – junho de 1928, havia 3 Bentleys 41/2 litros, dois deles com novo corpo bobtail, foram pilotados pelos Bentley Boys Clement e Benjafield (número 2), e Birkin e Chassagne (número 3). O Old Mother Gun levava o número 4, com lider dos Boys Barnato e Rubin (belo trio de Bentley Boys).
Não sei sé o meu ou o seu, mas não aparece figura alguma!
ResponderExcluirAgora está jóia, todas as imagens. Mas você não tem em 1/24 ou 1/43?
ResponderExcluirNegativo, só tenho dois Continental GT na escala 1/64 da matchbox... pois é...
ResponderExcluirso pra constar que ms. Mary Petre foi a inventora da rosca rapida das rodas, usadas ate hj.
ResponderExcluiraproveita que ta barato hehehe
ResponderExcluirhttp://cgi.ebay.com/BENTLEY-DIE-CAST-LTD-1-18-SPEED-SIX-BLUE-TRAIN-CAR-NB-/110672289257?pt=Diecast_Vehicles&hash=item19c4951de9
Pelo menos está mais barato do que o Bugatti Atlantic 57 Sc 1:18!
ResponderExcluirSobre o valor, quanto incide o imposto?
Alucar, caaaaaaaaaaaaaaaaaaro não tá, quase o preço das de carros "nacionais" da CheckMate, mas eu não posso, preciso abaixar a conta do cartão, coloquei aqui no favoritos, se continuar assim por uns tempos eu arreamato.
ResponderExcluirMordaz, incide 60% no valor da miniatura + frete.
60 pra vcs aqui em manaus pago 70 pq inside mais 10 de imposto estadual....coisas do brasil eheheheh....mas mesmo assim ainda compensa tanto que dificilemnte compro algo aqui.
ResponderExcluirpaulo ja viste a versao da lesney edition??? se nao me engano e 1:43
Meu Amigo, os pimpolhos vem aí. Segura a onda que o perrengue não tá mole não!
ResponderExcluirUma vez de cada coisa!
Um abração.