sexta-feira, 15 de abril de 2011

História da Pontiac


PONTIAC
    

   

No ano de 1893 Edward M. Murphy estabeleceu em Pontiac, Michigan a Pontiac Buggy Company para produzir carruagens puxadas a cavalo. Em 1907 Murphy percebendo que o mercado passava a exigir veículos motorizados fundou então a Oakland Motor Company. Porém ainda em 1907 uma outra empresa de nome Pontiac, a Pontiac Spring & Wagons Works construiu o primeiro carro a levar o nome Pontiac, do qual foram produzidas cerca de 40 unidades. Em 1908 Murphy incorporou a Pontiac Spring & Wagons Work a Oakland que passou então a se chamar Oakland Motor Car Company. Em 1909 William Crapo Durant adquiriu 50% das ações da Oakland, sendo que mais tarde no mesmo ano em virtude da morte repentina de Murphy, Durant adquiriu os outros 50% incorporando a Oakland em definitivo a General Motors.


Até o início dos anos 20 a Oakland conseguiu situar-se razoavelmente bem no mercado junto as outras divisões da GM. Porém em meados dos anos 20 uma certa recessão econômica somada a concorrência dos veículos de baixo custo da Ford, levou Alfred Sloan, então presidente da GM, a mudar a estratégia de mercado das empresas do grupo. Essa mudança previa a criação de marcas companheiras as existentes no grupo de forma cobrir os intervalos de mercado entre elas. Foi decidido então que entre a Chevrolet e a Oakland seria criada uma nova marca a ser produzida nas instalações da Oakland. Para a nova marca foi escolhido o nome Pontiac em alusão a cidade sede da Oakland e também ao chefe indígena que liderou a rebelião contra a ocupação inglesa da região. Em 1926 foi lançado o primeiro Pontiac da GM, um carro equipado com motor de 6 cilindros que em pouco tempo se tornou um sucesso de vendas superando as dos Oaklands. Em 1927 o sucesso dos Pontiacs era tanto que a GM investiu cerca de 15 milhões de Dólares em uma nova fábrica somente para produzi-los, no que foi considerado o maior investimento industrial dos EUA na época. No ano de 1928 foi introduzido o emblema da cabeça de índio como símbolo da marca que foi usado até 1956 quando foi substituído pela ponta de flecha que permanece até hoje. Como resultado da grande depressão a Oakland foi descontinuada em 1932 e a própria Pontiac esteve ameaçada, sendo salva graças a introdução de diversos componentes em comum com os Chevrolets o que fez com que o custo de produção caisse. Em 1933 decidiu-se criar um estúdio próprio de design para os Pontiacs, totalmente independente do Art & Colour dirigido por Harley Earl. Para dirigir o novo estudio foi designado Frank Hershey que redesenhou completamente o carro dando a ele uma aparência semelhante a de concorrentes muito mais caros o que fez com que as vendas crescessem substancialmente. Até os anos 40 os Pontiacs continuaram usando diversas partes em comum com os Chevrolets porém com motores mais potentes. Com o início da WWII a Pontiac foi a última empresa americana a cessar a produção de automóveis em 1942. No início desse ano, em virtude já da economia de guerra, a Pontiac interrompeu a produção do modelo 1942 e colocou no mercado uma versão deste totalmente despido de cromados o qual ficou conhecido como "blackout car" com o qual encerrou a produção de carros em fevereiro do mesmo ano. Esta já estava então totalmente engajada na produção de guerra construindo canhões Oerlikons de 20mm, Bofors, torpedos lançados por aviões além de motores e eixos de transmissão para veículos militares. Em 1946 a Pontiac reiniciou a produção de veículos com modelos baseados nos de 1942.


Até meados dos anos 50 os carros da Pontiac eram destinados ao consumidor de classe média baixa americano que queria um carro confiável, um pouco mais sofisticado que um Chevrolet, porém a um custo ainda accessível e para o qual a performance e esportividade não era essencial. Porém a partir de 1956 com a recuperação econômica dos Estados Unidos e a mudança dos hábitos de consumo a Pontiac mudou o seu público alvo, produzindo carros de maior performance e apelo esportivo. Essa nova fase foi marcada pelo lançamento do modelo Bonneville ao qual se sucederam outros modelos como o Catalina do início dos anos 60, o GTO e o Firebird TransAm que marcaram fortemente a presença da Pontiac entre os "Pony Cars" e "Muscle Cars" da segunda metade dos anos 60 e início da de 70 respectivamente. Ao longo dos anos seguintes a Pontiac tem se mostrado bastante eficiente na superaração das sucessivas crises e mudanças do mercado norte americano marcando sempre a sua presença com os seus modelos esportivos.





Propaganda dos modelos da Pontiac para 1938





Propaganda da divisão Pontiac da General Motors durante a WWII sobre a produção de canhões Oerlikon de 20mm para U.S. NAVY e de outros produtos de uso militar


Apesar dos Pontiacs terem sido bastante populares e relativamente baratos na época, não é muito fácil encontrar evidências fotográficas de seu uso como Staff Car. Porém pelo grande volume de veículos vendidos até 1942 é bastante provável que um grande número deles tenha sido usado como tal.


PONTIAC 1937


No ano de 1937 os Pontiacs sofreram diversas mudanças em relação ao ano anterior, com uma carroçeria bem maior, construção inteiramente em metal e a grade frontal mais larga e envollvente. Observe-se ainda a presença do largo friso sobre o capô e o adorno em forma de cabeça de índio que caracterizaram os carros da marca durante várias décadas.





Pontiac 1937 modificado para servir como ambulância italiana na WWII





Pontiac Four Door Sedan 1937





Pontiac De Luxe Series 2611 Touring Coach 1937





Pontiac De Luxe Eight Convertible Sedan 1937





Pontiac Woody 1937









PONTIAC 1938


Nos Pontiacs de 1938 a grade ficou mais larga e com uma maior distância entre os frisos, nas laterais abaixo do capô os frisos horizontais foram substituidos por palhetas verticais.





Pontiac Four Door Sedan de 1938





Pontiac Six Silver Streak Two Door Touring Sedan de 1938





Pontiac Woody 1938


PONTIAC 1939


Nos modelos de 1938 a frente foi bem modificada, a grade frontal tornou-se mais fechada com as aberturas mais distantes entre si, novas grades suirgiram na frente dos para-lamas para compensar a ventilação do radiador, as grandes aberturas abaixo da tampa do capô deram lugar a pequenas aberturas retangulares próximo as portas.





Pontiac Six De Luxe Four Door Sedan 1939





Pontiac Two Door Sedan de 1939





Pontiac Eight De Luxe Convertible de 1939





Pontiac Woody de 1939






PONTIAC 1940


Em 1940 ficou bastante evidente a influência dos Buicks na grade frontal, os farois foram semi-incorporados aos para-lamas e três grades apareceram abaixo de cada lado do capô próximo as portas.





Pontiac De Luxe Four Door Sedan 1940





Pontiac Two Door Sedan de 1940





Pontiac Two Door Sedan de 1940





Pontiac Two Door Sedan de 1940





Pontiac Woody 1940





Pontiac Woody 1940


PONTIAC 1941


Nos carros de 1941 a grade frontal se tornou retangular e mais larga, os faróis foram incorporados totalmente aos para-lamas e três frisos surgiram nas laterais dos para-lamas.







Pontiac 221 Silver Streak 1941





Pontiac Custom Torpedo Eight Series 2927 Sedan Coupe 1941





Pontiac Custom Torpedo Eight Club Coupe 1941





Pontiac Woodie Torpedo Station Wagon 1941





Pontiac Woodie Torpedo Station Wagon 1941





Pontiac Utility 1941






PONTIAC 1942


Em 1942 a grade frontal assumiu a forma de arco incorporando as lanternas em suas barras laterais de forma bastante discreta e o símbolo da Pontiac foi incorporado a um adorno circular no alto da grade. No retorno a produção dos Pontiacs em 1946 os seus carros mantiveram basicamente a mesma aparência sem grandes alterações.





Pontiac Four Door Sedan de 1942





Pontiac Sreamliner Sedan Coupe 1942




Pontiac Sreamliner Sedan Coupe 1942

Agora o mais bonito de todos os pontiacs: Trans AM, em preto e vermelho é magnifico.



E o mais legalzinho de todos: Solstice, pena que lançaram ele conversível, o cupê era lindão.

5 comentários:

  1. Me passaram a conversa de que as carrocerias de madeira das SW era para economizar madeira no esforço de guerra. Uma grande mentira. Veja que esta Pontiac é de 1938, antes da guerra, e eu já vi modelos da década de 50. Elas eram feitas assim em relação ao estilo mesmo e nada a ver com suposta economia. O Chrysler Town & Country woodie wagons era de 1986.

    ResponderExcluir
  2. Esses de madeira, de imediato, me lembram os filmes do Jerry Lewis...

    Apesar desse último aí ó, o laranjinha ser charmoso, o Trans Am preto é muito muito, mas muito melhor!

    ResponderExcluir
  3. Mas um colecionador tem que ter um dos de cima também, mais antigos!

    ResponderExcluir
  4. a onde esta os modelos de 1950 a 1955 principalmente o modelo catalina 1952

    ResponderExcluir
  5. a onde esta os modelos de 1950 a 1955 principalmente o modelo catalina 1952

    ResponderExcluir