Aproveitando o gancho do carro da gostosa da Danica Patrick, segue um breve relato da gloriosa categoria norte americana chamado como Indy! Adoro corridas em ovais, sempre terminam com um resultado muito apertado entre o primeiro e todos os outros, já na F-1 a maioria das vezes temos dezenas de segundo entre o primeiro e o segundo colocado, as vezes até uma volta de diferença...
A Indy Racing League foi fundada só em 1994, mas o campeonato da Fórmula Indy teve inicio nos anos de 1900, quando empresários de Indiana construiram o Indianapolis Motor Speedway.
A primeira corrida de 500 milhas em Indianápolis aconteceu em 1911 e teve como vencedor Ray Harroun. Logo essa corrida começou a ser chamada de Indy 500 e rapidamente se estabeleceu como a principal corrida de automóveis dos EUA.
Carro da Indy movido a Diesel, a Audi não foi pioneira com seu R8 Lemans Diesel... |
Os primeiros registros da Indy são de 1909, as datas exatas não existem e há quem diga que as primeiras corridas foram disputadas em 1902. Entre 1909 e 1916 poucas provas foram disputadas e a American Automobile Association só considerou em 1951 o norte-americano Harry Harkness como o primeiro campeão nacional de 1902.
A partir de 1915 diversas outras pistas surgiram o que possibiltou a criação de um campeonato nacional.
Em 1956 a organização das provas passou para as mãos da Usac, e a Cart começou a surgir no final de 1978, quando os chefes de equipe perceberam que sua importância dentro da Usac era muito pequena e decidiram fundar uma nova entidade.
A Indy sempre proporcionou carros estranhos, este aqui é movido a turbina a jato, sem freio motor não durou muito na pista. |
A Cart foi considerada a responsável pelo sucesso da Indy nas décadas de 1980 e 1990. A entidade era diferente de outros grupos que organizam campeonatos, como a FIA, por exemplo, que comanda a F-1, lá os donos de equipe mandavam e tentavam descentralizar ao máximo o poder. Cada corrida tinha o seu promotor, que cuidava de toda a logística do evento, também era encarregado de vender ingressos e conseguir os patrocinadores. Os lucros eram divididos entre o organizador do evento e as equipes, que também ganhavam com publicidade nos carros.
Fittipaldi e o seu milhão de dóllares. |
Emerson Fittipaldi foi o primeiro brasileiro a disputar a categoria, em 1984, cinco anos depois conquista o título, mesmo ano em que venceu as 500 milhas de Indianápolis pela primeira vez. Emerson teve 22 vitórias na Indy, agora Hélio Castro Neves o iguala. Emerson, assim como Gil de Ferran e Castro Neves, é um dos poucos estrangeiros que conseguiu vencer as 500 Milhas de Indianápolis. Fittipaldi ganhou em 1989 e 1993, Ferran em 2003 e Castro Neves em 2001, 2002 e 2009.
Mais um esquisitão, Brabham |
Hoje em dia temos as provas nos Estados Unidos, Canadá, Brasil, Japão, Austrália e Inglaterra, além de Alemanha e México.
Quero um na escala 1/18, existe? |
Depois de mais de 50 anos dividada a Cart (Champ Car) e a IRL, as duas partes se uniram sob o controle da IRL.
Todos os campeões
1902 - Harry Harkness (EUA)
1903 - Barney Oldfield (EUA)
1904 - George Heath (EUA)
1905 - Victor Hemery (FRA)
1906 - Joe Tracy (EUA)
1907 - Eddie Bald (EUA)
1908 - Louis Strang (EUA)
1909 - Bert Dingley (EUA)/George Robertson (EUA)
1910 - Ray Harroun (EUA)
1911 - Ralph Mulford (EUA)
1912 - Ralph de Palma (EUA)
1913 - Earl Cooper (EUA)
1914 - Ralph de Palma (EUA)
1915 - Earl Cooper (EUA)
1916 - Dario Resta (ING)
1917 - Earl Cooper (EUA)
1918 - Ralph Mulford (EUA)
1919 - Howard Wilcox (EUA)
1920 - Gaston Chevrolet (FRA)/Tommy Milton (EUA)
1921 - Tommy Milton (EUA)
1922 - Jimmy Murphy (EUA)
1923 - Eddie Hearne (EUA)
1924 - Jimmy Murphy (EUA)
1925 - Peter de Paolo (EUA)
1926 - Harry Hartz (EUA)
1927 - Peter de Paolo (EUA)
1928 - Louis Meyer (EUA)
1929 - Louis Meyer (EUA)
1930 - Billy Arnold (EUA)
1931 - Louis Schneider (EUA)
1932 - Bob Carey (EUA)
1933 - Louis Meyer (EUA)
1934 - Bill Cummings (EUA)
1935 - Kelly Petillo (EUA)
1936 - Mauri Rose (EUA)
1937 - Wilbur Shaw (EUA)
1938 - Floyd Roberts (EUA)
1939 - Wilbur Shaw (EUA)
1940 - Rex Mays (EUA)
1941 - Rex Mays (EUA)
1946 - Ted Horn (EUA)
1947 - Ted Horn (EUA)
1948 - Ted Horn (EUA)
1949 - Johnnie Parsons (EUA)
1950 - Henry Banks (EUA)
1951 - Tony Bettenhausen (EUA)
1952 - Chuck Stevenson (EUA)
1953 - Sam Hanks (EUA)
1954 - Jimmy Bryan (EUA)
1955 - Bob Sweikert (EUA)
1956 - Jimmy Bryan (EUA)
1957 - Jimmy Bryan (EUA)
1958 - Tony Bettenhausen (EUA)
1959 - Rodger Ward (EUA)
1960 - A.J. Foyt (EUA)
1961 - A.J. Foyt (EUA)
1962 - Rodger Ward (EUA)
1963 - A.J. Foyt (EUA)
1964 - A.J. Foyt (EUA)
1965 - Mario Andretti (EUA)
1966 - Mario Andretti (EUA)
1967 - A.J. Foyt (EUA)
1968 - Bobby Unser (EUA)
1969 - Mario Andretti (EUA)
1970 - Al Unser (EUA)
1971 - Joe Leonard (EUA)
1972 - Joe Leonard (EUA)
1973 - Roger McCluskey (EUA)
1974 - Bobby Unser (EUA)
1975 - A.J. Foyt (EUA)
1976 - Gordon Johncock (EUA)
1977 - Tom Sneva (EUA)
1978 - Tom Sneva (EUA)
1979 - A.J. Foyt (EUA)*/Rick Mears (EUA)**
1980 - Johnny Rutherford (EUA)
1981 - Rick Mears (EUA)
1982 - Rick Mears (EUA)
1983 - Al Unser (EUA)
1984 - Mario Andretti (EUA)
1985 - Al Unser (EUA)
1986 - Bobby Rahal (EUA)
1987 - Bobby Rahal (EUA)
1988 - Danny Sullivan (EUA)
1989 - Emerson Fittipaldi (BRA)
1990 - Al Unser Jr. (EUA)
1991 - Michael Andretti (EUA)
1992 - Bobby Rahal (EUA)
1993 - Nigel Mansell (ING)
1994 - Al Unser Jr. (EUA)
1995 - Jacques Villeneuve (CAN)
1996 - Jimmy Vasser (EUA)**/Buzz Calkins (EUA)***/Scott Sharp (EUA)***
1997 - Alessandro Zanardi (ITA)**/Tony Stewart (EUA)***
1998 - Alessandro Zanardi (ITA)**/Kenny Brack (SUE)***
1999 - Juan Pablo Montoya (COL)**/Greg Ray (EUA)***
2000 - Gil de Ferran (BRA)**/Buddy Lazier (EUA)***
2001 - Gil de Ferran (BRA)**/Sam Hornish Jr. (EUA)***
2002 - Cristiano da Matta (BRA)**/Sam Hornish Jr. (EUA)***
2003 - Paul Tracy (CAN)**/Scott Dixon (NZL)***
2004 - Sebastien Bourdais (FRA)**/ Tony Kanaan (BRA)***
2005 - Sebastien Bourdais (FRA)**/Dan Wheldon (ING)***
2006 - Sebastien Bourdais (FRA)**/Sam Hornish Jr. (EUA)***
2007 - Sebastien Bourdais (FRA)**/Dario Franchitti (ESC)***
2008 - Scott Dixon (NZL)
2009 - Dario Franchitti (ESC)
* Campeão da Usac
** Campeão da Cart/Champ Car
*** Campeão da IRL
OBS 1: AAA (1902-1955).
OBS2: Usac (1956-1979).
OBS3: Cart/Champ Car (1979-2007).
OBS4: IRL (a partir de 1996).
Aquele carro da primeira foto pagaria a pena uma réplica na coleção! Ralph Mulford dirigiu em 1911 um Marmon Wasp, n° 32. O da foto não sei a marca.
ResponderExcluirÉ um special indy Miller projetado pelo Harry Miller, agora o modelo específico, não achei!
ResponderExcluir