segunda-feira, 21 de março de 2011

Chip Foose

Chip Foose nasceu em Santa Barbara, Califórnia, em 1963. 


Ficou famoso mesmo após o programa de TV Overhaulin´, em que eles criam carros fantásticos a partir de semi-sucatas, nada de LATA-VELHA ao estilo do Huck, o negócio do Overhaulin´ é sério, as máquinas são fantasticas!


Foose e o Hemysfear
“Eu passei os fins de semana dos meus primeiros três anos de vida na [model car maker] "AMT" com o meu pai, que construia carros de exposição com o Gene Winfield,” recordações de Chip Foose.

Aos 7 anos de idade, ele entra na Project Design, do seu pai - Sam Foose - aprendendo a trabalhar na chapa e a pintar os carroso. 

Chip Foose aprendeu as habilidades basicas copiando a técnica e os projetos do seu pai, e progrediu desenhando os veículos que a loja construiria. 


Chip Foose começa a fazer ilustrações para revistas, trabalhados com o seu pai, e a trabalhar tambem como freelancer para a Stehrenberger-Clenet Design na ASHA Corp.

Mais ou menos bem sucedido, Chip Foose não sentiu nenhuma necessidade em continuar os estudos.




Aprendeu a construir modelos em  clay, construir moldes, construir carrocerias… e a desenha-las.


Intervistado pela VW e pela Ford, aceita a oferta da Ford para ser o "sangue novo". Ele começou a trabalhar no HotRodder de Boyd Coddington durante dois anos, quando, de repende Boyd aumentou a oferta da Ford para o manter.

Anos mais tarde, quando os HotRod's de Boyd cairam na bancarrota, Chip Foose foi enfrentado com duas escolhas: continuar a comprar as peças para carros dos cliente com seu próprio dinheiro, ou desviar os cliente para fora, para seus próprios clientes. Um dia saiu, descobriu que Lynne estava grávida da sua primeira criança, o pagamento da hipoteca estava em dívida, e tinha apenas $700 no banco. Uma semana mais tarde, a empresa de som automóvel "Precision Power" oferece-lhe um contracto com $10.000 de avançado, e a Foose Design estava no negócio que projeta a nível seguinte, componentes do áudio para carro.

Apesar de uma programação que possa matar outros homens, Foose espera expandir para um desenho exclusivo com um automaker para produzir os veículos da sua assinatura. Estes incluiriam os tratamentos das jantes, dos pneus, os interiores e os exteriores na base, e expandir-los para abranger veículos originais de topo. "Poderia ser qualquer coisa como um carro desportivo a uma minivan" diz Chip Foose, "e combinariam o aftermarket e lados do OEM. Não tem que ter o meu nome. Eu apenas quero começar a tirar as minhas ideias ca para fora." É então, com a sua maneira quase delicada que diz realiza as coisas com humildade, como a sua habilidade de designer, é real.

Nenhum comentário:

Postar um comentário