No início do século XX, Henry Ford queria construir um carro fácil de comprar e usar, no entanto ele não foi o inventor do carro, mas foi um dos primeiros a aprimorar o invento e a industria e com isso faze-lo um produto popular. Deste modo surge o modelo T e o esquema de linha de produção.
A visão de mercado de Ford era baixar os preço, lucrar na quantidade e aumentar os ganhos, no ano de 1908, foram vendidos mais de 10.000 carros. Em 1912, a Ford alcançava 48 % da participação do mercado.
Antes de 1908, Ford já havia produzido o Modela A, em 1903; e o Modelo N, em 1906; mas sem alcançar o sucesso obtido com o Modelo T.
A letra manuscrita “Ford Motors Co.”, foi utilizada pela primeira vez em 1903, em comunicados da empresa. O primeiro logo foi usado no carro Modelo A.
A logomarca da empresa representada num oval, foi desenhada em 1907. Vinte anos depois, o Modelo A foi o primeiro a carregar o oval na tampa do radiador. O logotipo oval de fundo azul e detalhes prateados, como conhecemos, é utilizado desde 1976.
Os Ford Modelo T tinham a particularidade de serem todos de cor preta, devido à cor preta ser a que secava mais rapidamente.
Em 1914 a Ford, devido a uma eminente revolta dos funcionários, alterou as leis de trabalho na sua fábrica para aquelas que conhecemos hoje em dia.
Em 1919, Edsel Ford sucede ao seu pai na presidência da Ford, não deixando Henry Ford de pertencer à administração.
Em 1920 metade de todos automóveis nos Estados Unidos eram Modelos T.
Em 1928 é criado o logótipo oval com o nome Ford num fundo azul.
Com o início da II Guerra Mundial a Ford começou a produção em massa do bombardeiro B-24 Liberator. Em 1943 Edsel Ford morreu devido a um cancer no estômago. Henry Ford foi então forçado a reassumir o controle da Ford. Mas em1947, Henry Ford morre e é substituído por Henry Ford II.
Em 1955 a Ford introduz o Ford Thunderbird e em 1958 introduz o Edsel, que foi um fracasso de vendas sendo substituído pelo Falcon em 1960.
Em 1964 a Ford lança o Ford Mustang o segundo “pony car” a aparecer no mercado americano, depois do Chrysler Barracuda. Apesar de ter aparecido depois do Barracuda foi um sucesso de vendas. A partir de 1965 começam a surgir algumas versões mais desportivas dos Mustang, sendo o mais conhecido de todos, o Shelby Mustang GT500 de 1967.
Depois de uma tentativa falha de comprar a Ferrari, a Ford criou o GT40 para competições Gran Turismo, conseguindo alcançar quatro vitórias consecutivas nas 24h de Le Mans desde 1966 a 1969.
Em 1980 a Ford introduz a 3ª geração do Ford Escort, conseguindo o título de carro europeu do ano.
Em 1990 a Ford adquire a marca britânica Jaguar e em 1993 a Aston Martin.
Em 1998 a Ford adquire a divisão automóvel da Volvo e nesse mesmo ano lança o Ford Focus. O Ford Focus tornou-se um dos modelos mais bem sucedidos da marca, possuindo versões esportivas como o Focus RS (edição limitada).
Em 2000 a Ford compra a Land Rover à BMW.
Em 2004 a Ford introduz o seu primeiro motor híbrido no SUV Ford Escape.
Em 2005 é lançada a nova geração do Ford Mustang.
Em 2007 a Ford vende a Aston Martin, mas mantêm parte do capital da marca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário