segunda-feira, 7 de março de 2011

A Bugatti, conheçam a fábrica de carros do senhor Ettore

A Bugatti foi fundada pelo italiano Ettore Bugatti em 1909, na cidade de Molsheim, que encontrou-se sob o domínio do império alemão até 1919, quando foi devolvida à França.

A engenharia avançada virou o ponto mais famoso da marca e isso era estampado nos seus primeiros carros e pelas vitórias em competição. Os Bugattis obtiveram grande sucesso nas provas de competição, tendo o Bugatti Type 35 atingido mais de 2000 vitórias. A Bugatti venceu por duas vezes as 24h de Le Mans, tendo a última sido vencida em 1939 por Jean-Pierre Wimille e Pierre Veyron, tornando-se a mais conhecida devido à utilização de apenas um carro e baixos recursos.

Type 35


A Bugatti viria a atravessar momentos difíceis em 1939 com a morte de Jean Bugatti, filho de Ettore e com o início da II Guerra Mundial a fábrica foi à falência. Durante a guerra, Ettore Bugatti planeou uma nova fábrica e desenhou uma nova série de carros, não chegando a concretizar os planos, pois faleceu em 1947. Durante este período, diversos investidores tentaram salvar a Bugatti, mas sem efeito, continuando esta a produzir peças para aviões.
Type 57S Atlantic, o mais lindo dos Bugattis


Finalmente em 1987 a Bugatti passa para o controle Italiano, tendo uma nova fábrica construída na Itália em Campogalliano, perto de Modena.

Em 1991 é apresentado o novo Bugatti EB110, projeto de Paolo Stanzani e Marcello Gandini. Mas devido à recessão da economia Americana e Europeia, a fábrica volta a fechar em 1995.

EB 110


Em 1998 a VW consegue o direito de produzir carros sob o nome da Bugatti. A Volkswagen apostou na criação de protótipos, mas é em 2000 que apresenta o protótipo do Bugatti EB 16/4 Veyron, um carro com um motor de 16 cilindros em W, com 1001 CV, atingindo uma velocidade máxima de 407.5 km/h. O novo Bugatti Veyron 16.4 entraria em produção nos finais de 2005.

Veyron
Antes do Veyron outros 3 protótipos foram apresentados, o Chiron, EB118 (2 portas) e o EB2180 (4 portas), se  alguém souber de uma miniatura 1/18 deles a preço acessível me informe, assim como do Atlantic, ainda estou a caça.




Qual será a próxima miniatura do Blog? Alguém se arrisca?

7 comentários:

  1. Na verdade os Bugatti vão até o Atlantic. Depois não são na verdade produzidos e idealizados pelo talento da família. O velho perdeu um filho em um acidente de carro ao sair para testar o mesmo. Jean Bugatti morreu em 1939, com apenas 30 anos de idade, em um acidente ao testar uma versão de seu clássico tipo 57SC. Eu procurei muito tempo na escala 1/18 e nunca achei. Acabei comprando 1/24 da Burago. O Bugatti Type 35B existe na 1/18. Aquele com paralamas flutuantes.

    ResponderExcluir
  2. opa corrigido, não sei de onde tirei 77.

    ResponderExcluir
  3. Um dos detalhes da fabricação do Atlantic é que ele foi construído com a lataria em alumínio, por isto que ficou com aquele friso (não me ocorre agora o nome certo) na carroceria e nos paralamas.

    ResponderExcluir
  4. 1/18 AUTOart BUGATTI 57S ATLANTIC (1936)

    ResponderExcluir
  5. É, um 57S em 1/18 eu ainda não tenho...

    ResponderExcluir
  6. Existe também o CMC 1:18 Bugatti Type 57 SC Atlantic 1938. Com aqueles precinhos que só você aprecia. O carro era um luxo por fora, e muito feio por dentro.

    ResponderExcluir