domingo, 13 de março de 2011

História da Porsche

História retirada do site da Porsche no Brasil: http://www.porsche.com.br/sobre-a-porsche/historia/inovacoes

O potencial de desenvolvimento da Porsche não começou com o primeiro carro esportivo da marca, em 1948. Logo no início do século 20, o Professor Ferdinand Porsche Sr. já apresentava seus primeiros desenhos e projetos, quando o automóvel ainda era um adolescente.

1900

O carro elétrico Lohner-Porsche é apresentado no Paris Expo. O eixo de roda inventado por Ferdinand Porsche, ainda um jovem engenheiro e piloto de testes, fez o nome Porsche famoso no mundo inteiro.
Carro elétrico Lohner-Porsche

1928
Como diretor técnico da Daimler, F. Porsche desenvolve os legendários Mercedes SS e SSK.
1931

Ferdinand Porsche funda a Porsche Engineering, em Stuttgart , na Alemanha. Ele assim construiu as bases para o Dr.Ing.h.c.F. Porsche AG de hoje.
1933

Supervisionado pelo NSU, o Type 32 é lançado. O antecessor do Volkswagen Fusca.
1936

Na primavera, um grande número de testes levou ao desenvolvimento dos primeiros protótipos da Volkswagen, começando pela garagem do vilarejo dos Porsche, em Stuttgart.
1938

Sob a direção de Ferdinand Porsche, as primeiras linhas do que seria conhecido como o Fusca mais tarde são apresentadas em Wolfsburg. Os toques finais foram feitos no Type 60 que estava pronto para a produção em série. Mas a Segunda Guerra Mundial já estava se desenrolando e um jipe foi criado na base do Type 60. Isso até 1946, quando a Volkswagen finalmente o colocou em produção.
1938 Porsche Type 60 (VW 38)
1947

Sob os cuidados de Ferdinand Porsche Júnior, um carro esportivo foi criado em Gmund, na Áustria, com o nome de Cisitalia. Nessa época a Porsche já havia se mudado de Stuttgart há três anos.
O escritório de Ferdinand Porsche em Gmünd, na Áustria.
1948

Com o comando de Ferry Porsche, foi construído em Gmund um carro esporte baseado em partes do Volkswagen: o 356. No dia 8 de junho deste ano nasceu o primeiro carro esportivo com o nome Porsche. Um roadster de metal leve.

356 Roadster


O primeiro Porsche 356/1, desenvolvido por Ferry Porsche e seu time, ficou pronto na cidade austríaca de Gmünd e recebeu homologação técnica em 8 de junho.

1949

O Cisitalia foi lançado no Torino Motor Show, na Itália, apresentando um motor central boxer de 12 cilindros com 1.493 cilindradas, 385 cv a 10.600 rpm e velocidade máxima de 300 km/h .

1950

Neste ano a Porsche voltou para Zuffenhausen, próximo a Stuttgart. Assim começa um novo capítulo na história da marca. Nos galpões alugados da Reutter, uma fabricante de carrocerias, a produção foi aprimorada. A Porsche se torna uma fábrica de automóveis independente.

1951

O professor Ferdinand Porsche falece aos 75 anos de idade.

O Porsche 356 conquista seu primeiro triunfo internacional nas corridas vencendo a categoria 1.100 cc nas 24 Horas de Le Mans, na França.
1953

Lançamento do motor Fuhrmann para o Porsche 550 Spyder, com 1,5 litros , 4 cilindros, 110 hp.
Porsche 550 Spyder

Porsche 550 Spyder

1956

Comemorando o 25º aniversário da marca, o Porsche 356 de número 10.000 foi produzido e apresentado no hall da fábrica. Nesta altura, a Porsche já somava 400 vitórias nas corridas.

Comemoração do Porsche nº 10.000 em março de 1956

1958

Passados dez anos do lançamento do 356, mais de 25.000 unidades deste carro já tinham sido produzidas. Até o final da série, em 1965, estima-se que foram feitos 77.361 itens desta linha.


1961

A portas fechadas começava o trabalho em um novo Porsche com motor de seis cilindros. O desenho era de Ferdinand Alexander Porsche, filho de Ferry Porsche.

Ferdinand Alexander Porsche e o Porsche 901

1963

No Frankfurt International Automobile Show, a Porsche apresenta o 911. O conceito de um motor traseiro refrigerado a ar estava de volta.

1964

Começa a produção do 911.

911 2,0 Coupé, 1964

1969

Apresentação no Frankfurt Motor Show dos 914-4 e 914-6, dois carros de competição com motor central. A Porsche vence pela segunda vez o campeonato mundial de carros de fábrica e, pelo segundo ano consecutivo, o 911 vence o rali de Monte Carlo.

1970

O Porsche 917 (motor boxer de 4.5 litros e 12 cilindros) é mostrado pela primeira vez ao público em Genebra, na Suíça. Este carro venceu o Campeonato Mundial de Marcas e o Campeonato Mundial de Endurance.

Porsche 917 KH Coupé

1971

Inaugurado o Centro de Desenvolvimento e de Produção em Weissach.

1972

Com Ferry Porsche comandando a fábrica, a Porsche se lança no mercado de ações.

1974

Com a chegada do 911 Turbo, começa uma nova era: a dos carros com turbocompressores.
911 Turbo 3.0 Coupé Mj.1975

1975

Porsche lança o 924, o primeiro carro esporte com eixo transversal. O conceito tinha motor na frente e tração e transmissão na traseira.

1977

A produção do ‘grande Porsche', o 928, começa em Stuttgart. Motor V 8 em aço leve, configuração de eixo transversal, eixo Weissach. O único carro esportivo do mundo a ganhar o título de Carro do Ano, até hoje.

1982

O Porsche 956, o maior sucesso entre os carros de competição de todos os tempos, começa sua vitoriosa carreira.

1982 Porsche Typ 956 LH

1985
Lançamento do Porsche 959, um marco de nova tecnologia. Um número limitado foi construído. Em 1986, este foi o primeiro esportivo a vencer o Rali Paris Dakar.
Porsche 959

1988

Lançamento do novo 911 Carrera 4
1989

Introduzido o sistema Tiptronic de câmbio com quatro velocidades. Operado manualmente ou como transmissão automática. Lançado na linha 911 Carrera 2.
1993

Apresentação do carro-conceito Boxster no Detroit Auto Show. Lançamento do novo 911 Carrera no Frankfurt Motor Show.
1995

O novo 911 Turbo com seu motor bi-turbo é o primeiro carro do mundo com o sistema de computação de bordo “on board diagnosis II”. É o carro com a menor taxa de emissões de todos os veículos de série do mercado.
1996

Início da produção do novo Porsche Boxster, um roadster de motor central, após apenas três anos e meio de desenvolvimento. A base de Weissach comemora o seu 25º aniversário.
Porsche Boxster

1997

Apresentação do novo Porsche 911 com motor boxer de seis cilindros e refrigeração a água.
Depois disso acho que todo mundo sabe de tudo, o que a Porsche do Brasil deixa de falar, e deveria atualizar seu site é com relação aos porsches 924, 944 e 928 e 968, estes carros tendem a ser esquecidos por riquinhos e almofadinhas por considerarem que não são porsches... assim como alguns idiotas acham que as Ferrari Dino não são Ferraris... Porsche, arrume seu site, aproveite e atualize-o com os Cayman, Panamera e Cayenne, os porschistas merecem. Enquanto vocês não fazem eu faço.

1977

Lançada uma série de carros com motor dianteiro refrigerados a água e 4 lugares com porta-malas na traseira, surge o PORSCHE 924 com um motor 2.0 litros muito parecido com o do nosso Santana, cardã e cambio atrás, cambio aliás também derivado do Santana. O 944 fo ilançado com algumas melhorias de performance, o motor era 2.5 quatro cilindros de 160cv, eu tive um por 5 anos e o carro era perfeito motor na frente, cambio atrás, sempre mão, embicava para onde o piloto apontava, comportamente perfeito, mas isso eu prometo contar com mais detalhes depois em outro post.

Depois do 944 foi lançado o 928 que depois foi sucedido pelo 968, ambos com motores V8 na dianteira.

Porsche 924

Porsche 944

Porsche 928

Porsche 968

Depois de 1997 com o Boxster a Porsche lança mais modelos, entre eles Cayman e Cayenne, Cayenne este que foi responsável pro salvar a Porsche da banca rota...

Porsche Cayman

Cayenne

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