Em 1931 são lançados os primeiros modelos totalmente construídos pela Jaguar, o SS I e o SS II. Esses modelos tinham como principais características a grande proximidade ao solo e o enorme capot.
Em 1934 William Walmsley abandona a marca e William Lyons continua no seu projecto sozinho.
Em 1935 surge o nome Jaguar com o lançamento do SS Jaguar 2500, passando esse a ser o nome oficial a partir de 1945, depois da necessidade de abandonar o nome SS, devido à utilização desse nome por parte das SS alemãs.
A Jaguar continuou a lançar vários modelos a preços acessíveis, comparando com as outras marcas de luxo.
Com o início da II Guerra Mundial a Jaguar começou a produzir veículos para o exército inglês.
Com o final da guerra a Jaguar teve que criar um desportivo para poder obter notoriedade. Para isso lançou o Jaguar XK120 em 1948, considerado um dos melhores desportivos da época. O XK120 era o desportivo produzido em série mais rápido do mundo, sendo capaz de atingir os 200 km/h. Este modelo demonstrou-se um autêntico sucesso de vendas, sendo necessário construir uma nova fábrica para dar conta das encomendas.
Jaguar XK120
Com o lançamento do D-Type a Jaguar voltaria a alcançar a vitória nas 24h de Le Mans de 1955 a1957.
Em 1957 a Jaguar incorpora os travões de disco na produção de veículos de estrada, aplicando-os no novo desportivo XK150.
Em 1961 nasce o Jaguar E-Type, o desportivo que marcou a Jaguar. O E-Type mostrou-se um enorme sucesso de vendas, isso deveu-se às suas linhas inovadoras, à sua elevada performance e ao seu baixo preço quando comparado com outras marcas concorrentes.
Jaguar E Type
Em 1966 a Jaguar juntou-se à BMC (British Motor Corporation) e em 1968 a BMC une-se à Leyland Motor Corporation para dar início à BL (British Leyland).
Em 1971 a Jaguar lança o seu primeiro motor V12, incorporando-o no Jaguar E-Type.
Em 1990 depois de negociações com vários grupos, a Jaguar é comprada pela Ford. A partir daí a Jaguar passou a contar com a tecnologia Ford para a produção de novos modelos, conseguindo alcançar um bom lugar no ranking de satisfação dos clientes.
A Ford anunciou a venda da Jaguar em 2007. E depois disso não vieram muitas novidades... infelizmente.
História retirado do site: http://maistuning.com/marcas/historia-jaguar
tive o prazer de ver alguns exemplares de jaguar no museum espanhol e no portugues, entre eles os citados acima ss1, xk120 e o e-type...o xk120 sempre tive admiraçao por ele, mas, so tinha visto em fotos ou nas minhas minis, mas, depois que o vi pessoalmente achei o carro mais bonito ainda, bem aventurados os que podem ter um 1:1 em maos eheheh
ResponderExcluirTem uma réplica nacional do XK120, já viu?? ã??
ResponderExcluirnao....seria os charmomix ou algum carro feito nos anos 70-80 fazendo alusao a algum carro como o mp?
ResponderExcluirNãããããããããããããããããããã é a RÉPLICA da Americar, XK120
ResponderExcluirentao nunca vi...vou dar uma pesquisada mais tarde quando chegar em casa....
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirTá aqui ó, de mão beijada!
ResponderExcluirhttp://quatrorodas.abril.com.br/carros/lancamentos/americar-xk120-classic-616257.shtml
Swallow Sidecar, SS, não tinha nada a ver com a SS nazista, que dizia Schutzstaffel, ou Esquadrão de Proteção. Ela seria a SS Cars Ltd of Coventry, England, criada a partir da Swallow Sidecar Company. Os SS eram distintos, acomanhados por um par de assas e caude de uma ave. Já o nazista mais parecia dois raios em paralelo. No fim se tornou a Jaguar Cars Ltd, para tirar qualquer semelhança ou fixar mais a figura do Jaguar que passa a acompanhar a marca, as letras de enfeite no capô passam a ser um jaguar estilizado característico, em metal. Afinal, ele usou as letras SS durante toda a guerra. Os carros da Jaguar sempre foram muito bonitos e elegantes, uma prova de distinção.
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