terça-feira, 29 de março de 2011

História da Jaguar

A marca inglesa Jaguar foi fundada em 1922 por William Lyons e William Walmsley. Inicialmente a marca foi fundada com o nome Swallow Sidecar Company, começando por aplicar as suas carroçarias ao chassis de outros fabricantes.

Em 1931 são lançados os primeiros modelos totalmente construídos pela Jaguar, o SS I e o SS II. Esses modelos tinham como principais características a grande proximidade ao solo e o enorme capot.



Jaguar SS1 Fixed Head Coupe (1932)


Em 1934 William Walmsley abandona a marca e William Lyons continua no seu projecto sozinho.

Em 1935 surge o nome Jaguar com o lançamento do SS Jaguar 2500, passando esse a ser o nome oficial a partir de 1945, depois da necessidade de abandonar o nome SS, devido à utilização desse nome por parte das SS alemãs.

A Jaguar continuou a lançar vários modelos a preços acessíveis, comparando com as outras marcas de luxo.

Com o início da II Guerra Mundial a Jaguar começou a produzir veículos para o exército inglês.

Com o final da guerra a Jaguar teve que criar um desportivo para poder obter notoriedade. Para isso lançou o Jaguar XK120 em 1948, considerado um dos melhores desportivos da época. O XK120 era o desportivo produzido em série mais rápido do mundo, sendo capaz de atingir os 200 km/h. Este modelo demonstrou-se um autêntico sucesso de vendas, sendo necessário construir uma nova fábrica para dar conta das encomendas.


Jaguar XK120

A Jaguar criou um modelo para competição o Jaguar C-Type, com este modelo a Jaguar alcançou a vitória das 24h de Le Mans em 1951 e 1953. Na vitória de 1953 a Jaguar contou com a utilização de travões de disco para superar uma das provas mais competitivas de sempre. Os travões de disco resultaram de uma colaboração entre a Jaguar e a Dunlop.

Com o lançamento do D-Type a Jaguar voltaria a alcançar a vitória nas 24h de Le Mans de 1955 a1957.

Em 1957 a Jaguar incorpora os travões de disco na produção de veículos de estrada, aplicando-os no novo desportivo XK150.

Em 1961 nasce o Jaguar E-Type, o desportivo que marcou a Jaguar. O E-Type mostrou-se um enorme sucesso de vendas, isso deveu-se às suas linhas inovadoras, à sua elevada performance e ao seu baixo preço quando comparado com outras marcas concorrentes.


Jaguar E Type


Em 1966 a Jaguar juntou-se à BMC (British Motor Corporation) e em 1968 a BMC une-se à Leyland Motor Corporation para dar início à BL (British Leyland).

Em 1971 a Jaguar lança o seu primeiro motor V12, incorporando-o no Jaguar E-Type.

Em 1990 depois de negociações com vários grupos, a Jaguar é comprada pela Ford. A partir daí a Jaguar passou a contar com a tecnologia Ford para a produção de novos modelos, conseguindo alcançar um bom lugar no ranking de satisfação dos clientes.

A Ford anunciou a venda da Jaguar em 2007. E depois disso não vieram muitas novidades... infelizmente.

8 comentários:

  1. tive o prazer de ver alguns exemplares de jaguar no museum espanhol e no portugues, entre eles os citados acima ss1, xk120 e o e-type...o xk120 sempre tive admiraçao por ele, mas, so tinha visto em fotos ou nas minhas minis, mas, depois que o vi pessoalmente achei o carro mais bonito ainda, bem aventurados os que podem ter um 1:1 em maos eheheh

    ResponderExcluir
  2. Tem uma réplica nacional do XK120, já viu?? ã??

    ResponderExcluir
  3. nao....seria os charmomix ou algum carro feito nos anos 70-80 fazendo alusao a algum carro como o mp?

    ResponderExcluir
  4. Nãããããããããããããããããããã é a RÉPLICA da Americar, XK120

    ResponderExcluir
  5. entao nunca vi...vou dar uma pesquisada mais tarde quando chegar em casa....

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Tá aqui ó, de mão beijada!

    http://quatrorodas.abril.com.br/carros/lancamentos/americar-xk120-classic-616257.shtml

    ResponderExcluir
  8. Swallow Sidecar, SS, não tinha nada a ver com a SS nazista, que dizia Schutzstaffel, ou Esquadrão de Proteção. Ela seria a SS Cars Ltd of Coventry, England, criada a partir da Swallow Sidecar Company. Os SS eram distintos, acomanhados por um par de assas e caude de uma ave. Já o nazista mais parecia dois raios em paralelo. No fim se tornou a Jaguar Cars Ltd, para tirar qualquer semelhança ou fixar mais a figura do Jaguar que passa a acompanhar a marca, as letras de enfeite no capô passam a ser um jaguar estilizado característico, em metal. Afinal, ele usou as letras SS durante toda a guerra. Os carros da Jaguar sempre foram muito bonitos e elegantes, uma prova de distinção.

    ResponderExcluir